DESTAQUES

10/random/ticker-posts

É a cor do uniforme ou os tapinhas na bunda?

Este post não tem nada de racional. É um post de raiva, de quem torce com o coração e se frustra demais.

Acabei de assistir a mais uma derrota de uma equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim. E justamente da equipe masculina de vôlei, que eu tinha tanta certeza da medalha de ouro pelo nível que tem.

Erros, erros e mais erros. Não é possível! Se acertassem os saques como dão tantos tapinhas na bunda uns dos outros, quem sabe a gente tivesse vencido.

Durante esses dias de Olimpíadas, perguntei-me várias vezes se nossos atletas estão imitando a cor do nosso uniforme e amarelando. Deve ser isso...

Na ginástica, por exemplo, eu tinha certeza que a Daiane dos Santos não faria nada, afinal já provou que não tem competência frente a ginastas de verdade. Mas o Diego Hypolito eu não acreditava que amarelasse. E sentou feio, literalmente.

A seleção brasileira de futebol feminino é outra. Não tem competência para agüentar a pressão de uma final e depois a Marta vem perguntar onde errou. Não adianta chorar...

Já a seleção de Dunga eu tinha certeza que seria um fiasco, assim como o técnico. Quando foi anunciado para dirigir a seleção brasileira, torci para que pudesse fazer um bom trabalho como no tempo em que era capitão. Mas o homem não tem estrutura, nem psicológica nem de escolher os jogadores. Para ajudar, teve que engolir um monte de sapos de seus superiores - leia-se Ricardo Teixeira. E nós, outro tanto.

Mas tenho um elogio ao Dunga: as críticas que fez, ferrenhas, ao pessoal da Globo, que sempre foi cheio de privilégios. Talvez seja por isso que está sendo tão fritado.

Pior do que isso, é ver a Argentina ganhar o ouro. E o Maradona dando uma de sério e criticando o Brasil...

As três medalhas de ouro acabaram vindo de formas inesperadas. Adorei que as meninas do vôlei feminino ganhassem. Foi a redenção para o técnico José Roberto Guimarães, tão criticado outras vezes.

Vibrei com Maurren Maggi - e qual brasileiro não vibrou? Ela quase se aposentou depois de ser punida por causa de doping. Deu a volta por cima também, como Zé Roberto. E ainda desfilou com nossa bandeira e a dos anfitriões, o que achei sensacional! Adoraria que um atleta de ouro de outro país fizesse isso se a disputa fosse aqui no Brasil.

E o César Cielo? Parecia uma pedra de gelo, dizendo que não havia dado o melhor de si na natação e, na final, deu. Como muito brasileiro não deu. Chorei com ele.

Outro que tinha certeza que não faria nada é o mala do Jardel Gregório. Fica batendo palmas como se o público o adorasse. Quando vejo ele fazendo isso, retribuo apontado para a TV e mostrando um dos meus dedos. Como pode um homem daquela tamanho, na hora H, também amarelar? Se aposenta, cara!

Não venha me dizer que o Brasil tem futuro, que tem problemas, que não há investimento. Todos os outros atletas do mundo têm problemas e que o Brasil tem futuro eu ouço desde que era criança.

Por que um país como o nosso tem tantos atletas amarelões ou acima do peso? Vamos parar de dar tapa da bundinha e ganhar!

Escrevo para destilar minha raiva, de torcer tanto para o melhor vôlei do mundo, um esporte que gosto tanto, e ver os norte-americanos impecáveis. Que droga!!!! Acabou sobrando para todos os outros amarelões perdedores.

Pronto, desabafei, agora vou dormir. Ainda bem que as Olimpíadas terminaram. Já não agüentava mais tanta vergonha.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE