DESTAQUES

10/random/ticker-posts

E os eleitores falaram muito sério...

Em mais de 20 anos atuando como jornalista, nunca vi uma eleição tão acirrada como a que aconteceu em Araçatuba no domingo (5). A primeira grande surpresa foi Dilador Damasceno (PSDB), que liderou boa parte da apuração e, em sua primeira campanha política, deixou bem para trás o atual presidente da Câmara, Antônio Edwaldo Dunga Costa (PMDB).

A outra surpresa foi Cido Sério (PT) conseguir vencer de virada quando tudo levava a crer que o tucano seria o novo prefeito de Araçatuba. Agora é esperar pela administração a quatro mãos de Cido, ao lado de Carlos Hernandes (PDT). Sangue novo, promessas novas, esperanças novas.

Na Câmara Municipal, mais uma lição dos eleitores. Apenas Professor Cláudio, Arlindo Araújo e Edval da Madeireira conseguiram a reeleição. Uma prova de que o Legislativo de nossa cidade deixou muito a desejar. Muito mesmo.

Até políticos tradicionais, como Mário Mardegan, Nilo Ikeda, Dr. Jaime e Nei Giron estão fora. O atual líder da prefeita, Marcelo Andorfato, também não foi aprovado pelo voto. Nem sua mãe, Clarice Andorfato, que tentava retornar ao Legislativo.

Fiquei muito feliz com a volta da advogada Edna Flor, a candidata mais votada. Por incrível que pareça, muita gente ainda não queria votar nela por causa da mesma desculpa de sua campanha a prefeita: defender direitos humanos de presos.

Conheço a dr. Edna antes mesmo de ela decidir ser vereadora na primeira legislatura. É uma das pessoas mais íntegras, mais honestas e sinceras que já vi. Boa sorte, doutora.

Outro que está de volta ao Legislativo é Cido Bixeiro (isso mesmo, com x). Há muito anos, quando seu apelido ainda era com "ch", ele foi o vereador mais votado e precisou fugir porque matou um homem e era procurado pela Justiça. Depois, decidiu tomar posse e foi direto para a cadeia. Acabou perdendo o mandato por causa da prisão.

Entre os novatos está Joel Platibanda. Já foi personagem da Folha pelo trabalho social que realiza em Araçatuba, transportando pessoas em sua ambulância sem cobrar nada, fazendo o trabalho que deveria ser realizado pelo poder público. Depois que apareceu no programa da Ana Maria Braga e ficou conhecido, decidiu entrar na política. Foi um dos mais votados também. Espero que seja forte o bastante para enfrentar as negociatas do meio político. Não é fácil.

Para terminar, uma pequena lembrança. Todas as pesquisas realizadas pela Brasmarket nas principais cidades da região, contratada pela Folha, foram confirmadas nas urnas. No caso do Cido Sério, a análise é que os votos que seriam dados para Dunga migraram de última hora para Dilador, talvez em um protesto contra o PT.

Ah, já ia me esquecendo. A enquete realizada aqui no blog também apontou posições corretas dos candidatos. Só que números muito diferentes. Mas valeu assim mesmo!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE