Especulação, um tumor para a economia

Você não sente raiva quando vê no noticiário que alguém soltou um pum em algum lugar do planeta e, como o cheiro estava diferente, a bolsa fechou em queda e o dólar subiu? Não lhe dá ódio ver tanta gente perder o emprego no mundo por causa de tanta especulação em torno do mercado financeiro?

Pois é, eu também estou assim. Não suporto mais ver tantos países prejudicados por causa da chamada crise financeira desencadeada pelos Estados Unidos.

Pior ainda é ver aqui no Brasil o presidente Lula liberando dinheiro para manter o crédito e, mesmo assim, bancos aumentando taxas e outros setores aumentando com o argumento de que lidam com importados. Caramba, isso tudo é uma mer....

O presidente Lula tem muitos defeitos, mas está fazendo sua parte para reduzir toda essa especulação. E criticando os países mais ricos, que olham apenas para o próprio umbigo.

Nada sossega o tal do mercado, um monstro, um tumor sempre sedento de sangue dos trabalhadores.

Agora, o Japão, a segunda maior economia do mundo, afirma que também está em recessão. Deus nos ajude.

Uma coisa é certa: ou a gente acaba com esse mercado sanguessuga e muda nossa mentalidade, ou ele vai acabar com o mundo!

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).