Uma repórter de 88 anos

Uma correspondente da Casa Branca desde 1961, que já acompanhou nada menos que dez presidentes, desde John Kennedy. Esta é a senhora Helen Thomas, uma repórter ainda na ativa e que é muito respeitada nos Estados Unidos.

Ela foi personagem de matéria que foi ao ar neste sábado (30), no Jornal Hoje, da TV Globo. Durante a conversa com Luis Fernando Silva Pinto - adorei a cena em que ele caminha ao lado da veterana colega, segurando em sua mão -, Helen avalia vários presidentes e diz que Barack Obama não gosta dela. E critica o atual presidente americano por deixar 50 mil soldados no Iraque, mesmo tendo sido contra a guerra.

Para finalizar sua entrevista, ou sua aula, uma frase que me fez aplaudi-la - tenho esta mania; é minha forma de homenagear alguém mesmo que seja pela TV - ao falar do relacionamento de Obama com o Irã, pedindo concessões para um melhor relacionamento. "Quem é ele? Quem somos nós (americanos) para exigir? A paz é uma via de mão dupla!"

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).