Pergunta que alguém responde

Você tem dúvida sobre alguma coisa, mas não encontra uma resposta específica no Google? Quer desabafar sobre algum assunto pessoal com estranhos e saber a opinião deles?

Seus problemas acabaram! Experimente usar o Yahoo Respostas!


Não é um serviço novo, mas é muito usado na internet para tudo, eu disse tudo quanto é tipo de dúvida. É um conselheiro virtual.

Vou dar um exemplo: com as chuvas, meu muro ficou cheio de musgo. Se você usa aquelas máquinas de jato de água, acaba com a pintura. Então, recorri ao serviço. E a resposta veio logo, minutos depois: use cloro. E a pessoa até me passou uma marca.

Simples assim. E as perguntas são de todo tipo mesmo. Há pessoas desabafando com problemas de família, suspeitas de gravidez, relacionamentos amorosos e até pedidos de ajuda em trabalhos de escola. É claro que existem os espertinhos que recebem uma tarefa do professor e jogam lá para ver se alguma alma bondosa resolve para ele...

Além de perguntar, você pode responder. E ainda vai ganhando pontos para isso, subindo de nível e conseguindo privilégios na comunidade, como avaliar respostas.


Clique aqui para acessar!

COMO FUNCIONA
Para participar do serviço é preciso ter uma conta no Yahoo. Clique, no menu horizontal superior, em "Cadastre-se", e preencha todos os dados.



Depois de criar sua conta, você terá uma página como esta, abaixo.



Você conta com três categorias:


  • Pergunte: pergunte o que quiser. Sempre há alguém para responder. Existe até um corretor ortográfico para ajudar;


  • Responda: escolha uma das categorias existentes ou vá na página inicial mesmo, observando as questões que são postadas em tempo real;


  • Descubra: você pesquisa perguntas que já foram respondidas e podem te ajudar sem a necessidade de postar a mesma coisa.

PONTUAÇÃO
Cada vez que participa da comunidade, você recebe ou perde pontos. Funciona assim:


  • Iniciar a participação no Yahoo! Respostas: 100 pontos (uma vez);
  • Fazer uma pergunta: perde 5 pontos;
  • Escolha a melhor resposta para sua pergunta: ganha 3;
  • Nenhuma resposta eleita como a melhor: 5 pontos devolvidos;
  • Responder: ganha 2;
  • Excluir respostas: perde 2;
  • Entrar no Yahoo! Respostas: ganha 1 (uma vez por dia);
  • Vote em uma resposta: ganha 1;
  • Votar como "Sem a melhor resposta": 0;
  • Ter sua resposta selecionada como a melhor resposta: ganha 10;
  • Receber uma avaliação positiva em uma de suas respostas eleita como a melhor (até 50 avaliações positivas são contadas): ganha 1.

NÍVEIS
Quanto mais participa, mais ponto acumula, mais sobe de nível e ganha privilégios no serviço. Funciona assim:




ADICIONAR AMIGOS OU BLOQUEAR
Como uma típica rede de relacionamentos, é possível fazer amigos também. Ou bloquear alguém que foi grosso, por exemplo, para que não participe mais das suas perguntas nem consiga visualizá-las.

Para isso, basta colocar o cursor do mouse em cima foto da pessoa - veja a imagem abaixo. Se escolher adicioná-lo como amigo, você passará a ser avisado por e-mail toda vez que ele fizer alguma pergunta.


CONCLUSÃO
De que adianta adquirir conhecimentos na vida se não compartilharmos? Então, divida o que você sabe ou dê sua opinião. E aproveite para tirar dúvidas rapidamente.

E acredite no que este blogueiro da segunda idade lhe escreve: ficar lendo as dúvidas, responder e votar nas melhores, acabam sendo uma verdadeira terapia! Experimente!

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista há 30 anos, com especialização em comunicação social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).
Saiba mais sobre o autor.