Lições para toda a vida

Adoro quando um filme me surpreende. Você não conhece quando aluga, mas aposta nos atores. E acaba tão emocionado que precisa compartilhar, como faço agora.


"Lições para toda a vida" ("Secondhand Lions"), de 2003, é uma dessas obras de arte do cinema que não são tão conhecidas. Aliás, o que você esperaria de um filme cujo nome em inglês significa "Leões de segunda mão", em português?

Espere muito, principalmente porque junta Michael Caine, Robert Duvall e Haley Joel Osment. Já havia assistido e me emocionado. Agora, acabei de assistir de novo e não resisti em escrever a respeito aqui no blog.

A história é bem simples. Mistura comédia com aventura e drama. Walter (Haley Joel Osment) é um garoto introvertido, que passa o verão na fazenda de dois tios que mal conhece: Garth (Michael Caine) e Hub (Robert Duvall). Ambos têm passados recheados de mistérios (e aventuras), que Walter começa a decifrar aos poucos e que fazem com que o garoto se aproxime cada vez mais dos tios.

O final é muito, muito emocionante. Faz você pensar um pouco em tudo que já fez na vida e ainda pode fazer. Lições que pode aprender, sempre...

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).