Parabéns, dona Brasília, uma cinquentona!


A capital do nosso país completa hoje 50 anos de existência. Uma linda cidade, planejada e moderna, símbolo do que o homem pode fazer em apenas três anos - tive a oportunidade de conhecê-la, em 1999, em um dia nublado, como você pode conferir na foto acima. Estou sem barba e com cabelo... rs

Ao mesmo tempo, Brasília é um lugar que reúne grande parte dos principais usurpadores da renda brasileira, que são os próprios políticos envolvidos em mensalões e tantas outras sacanagens que ainda não foram descobertas, quando deveriam defender os eleitores que os colocaram lá.

Críticas à parte, a construção de Brasília é uma história e tanto. Ela começou a ser planejada ainda no Império, como forma de proteger nossos líderes de um ataque, já que a capital brasileira ficava no Rio, ao lado do oceano.

Em abril de 1955, Juscelino Kubitschek foi a Jataí (GO) iniciar a campanha presidencial. Ele discursava, em cima de um caminhão, quando um dos moradores, conhecido como Toniquinho, perguntou a ele se cumpriria a Constituição e construiria a nova capital caso fosse eleito.

A TV Band fez uma série de reportagens a respeito, mas foi uma entrevista com o próprio "Toniquinho JK", como ficou conhecido o morador, que me emocionou. É ele o senhor da foto no vídeo acima, emocionado ao lembrar do episódio.


A TV Câmara fez um documentário sensacional sobre a construção da capital brasileira, entrevistando vários personagens e com imagens de arquivo. Um trabalho digno de prêmio. Para assistir, clique aqui. É possível até baixar o arquivo para seu computador.


Meu amigo Cláudio Henrique, blogueiro araçatubense, escreveu um post muito bacana sobre os 50 anos de Brasília. Vale a a pena ler!

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista há 30 anos, com especialização em comunicação social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).
Saiba mais sobre o autor.