O Salto, um clipe inesquecível

A cena mais forte do clipe: emocionante
"O Rappa" faz muito sucesso com suas letras marcantes e principalmente com videoclipes criativos. Sou fã da banda carioca, cujo vocalista é Marcelo Falcão.

Um dos clipes que considero o mais forte que já assisti chama-se "O Salto", lançado em 2004, dirigido por Bruno Murtinho e Sérgio Schmid, que ganharam prêmio da MTV naquele ano pelo trabalho. A edição é de Pedro Amorim, que também foi premiado.

A música é contagiante e você vai acompanhando a triste história de um zelador, interpretado de forma explendida pelo ator Gutti Fraga, que também é jornalista na vida real.

O clipe se passa no Rio, logo após o plano econômico lançado pelo presidente Collor. O zelador, que é pai de um bebê e cuida dele sozinho, é demitido. Ele procura emprego, mas não encontra. Acaba se entregando à bebida e vai parar nas ruas, junto com a criança.

O final é chocante. Quando assisti pela primeira vez, lembro-me de ter ficado boquiaberto, pois sou pai.

Se você conhece, sabe do que estou falando e pode revê-lo. Se não, assista e entenda o motivo de ser tão marcante.

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista há 30 anos, com especialização em comunicação social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).
Saiba mais sobre o autor.