DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Um raio X do navegador RockMelt


Desde o lançamento do Chrome, pela Google, não havia um burburinho tão grande na internet em torno de um navegador. O motivo é simples: o RockMelt (algo como "Pedra Derretida", em português) é obra de Marc Andreessen, criador do Netscape, "falecido" navegador que fez muito sucesso nos anos 1990 e que este blogueiro usou muuuito.

A outra novidade não é novidade. O RockMelt está totalmente integrado às redes sociais, coisa que o Flock também faz há um bom tempo. E funciona com o motor do Chrome, com a aparência do navegador da Google também. Resumindo: parece um clone do Chrome com abas laterais para suas redes sociais.

Estou usando há alguns dias e pela primeira vez deixei um pouco meu Firefox de lado. O RockMelt é rápido, muito rápido. E está totalmente integrado aos seus amigos do Facebook, a maior e melhor rede social do Planeta. Aliás, parece ser o navegador oficial do Facebook, pois é preciso ter conta nele para usar.

Este tutorial vai ajudar quem quiser testar a se adaptar ao navegador, que pode ser usado em português. Mas para experimentar você ainda precisa de convite.

Então, você tem duas opções. A primeira é deixar um comentário aqui no blog pedindo um convite, que envio assim que for recebendo novos. Para isso, é claro, precisa ser meu amigo no Facebook.

A segunda é ir direto ao site oficial do navegador e pedir um convite. Em alguns dias você deve receber um e-mail com um link para baixar o programa.

INSTALANDO
Você vai receber o link para baixar o programa em seu Facebook. Quando clicar nele, vai receber um instalador. Assim como o Chrome, ao clicar no instalador, ele vai fazer o download do navegador, importar todos os seus favoritos e configurações do navegador padrão.

Dependendo da sua conexão e máquina, demora um pouco. Seja paciente.

Quando terminar, a primeira tela que você vai ver pede para digitar seu login e senha do Facebook:


O sistema faz isso também para comprovar que você é o dono do convite enviado. Preencha as informações, aceite  o aplicativo - programinha que fará a conexão entre RockMelt e Facebook - e aguarde um pouco para ele procurar seus amigos e mostrar as fotinhas na aba esquerda. A página inicial do RockMelt vem com orientações em inglês:


REDES SOCIAIS
Na aba direita, inclua sua conta no Twitter. Basta clicar no ícone, preencher os dados e aceitar o aplicativo. Espere para fazer a conexão. Depois, você poderá acompanhar os tuites de seus amigos e enviar os seus sem precisar entrar na página do microblog:


Nessa aba também é possível enviar convites ("Invites", em inglês) para os amigos clicando no ícone da cartinha, lá no alto. Você vai recebendo novos convites na medida que for usando o navegador. Escolha o amigo (é possível usar a pesquisa clicando em "Type to search" e digitando um nome) e clique no botão "Invite..." ao lado da fotinha dele:


Outra função da abinha direita é adicionar feeds de sites que você gosta. Os feeds funcionam como uma agência de notícias particular. Você acessa notícias e posts de sites e blogs prediletos e lê sem ter que acessá-los diretamente.

Para adicioná-los, clique no ícone com um símbolo de mais (+). Uma aba vertical vai mostrar os sites e blogs que já visitou e que fornecem feeds. Mas você também pode clicar em "Enter URL" e adicionar diretamente o endereço. Pode ainda escolher os sites visitados recentemente (From Recent sites) ou o mais visitados (From Most Visited Sites). Se não aparecer na lista, é porque não oferece o serviço de feed.


FACEBOOK
Na aba do lado esquerdo, você terá as fotinhas dos amigos do Facebook. Elas se mexem constantemente, dependendo da movimentação deles. Por isso, usar o navegador é uma questão de adaptação. Ele vai deixar você muito disperso, sempre mexendo uma coisa ou outra ou enviando mensagens no canto inferior direito da tela, como faz o Messenger.

O legal de ter as fotinhas tão próximas é saber quem está on-line. Fica uma bolinha verde na foto. Se estiver ausente do computador, fica amarela. Se off, cinza.

Clique na fotinha de um amigo para iniciar um bate-papo particular, como no MSN, na área Chat. Se preferir, clique no ícone ao lado da fotinha e envie uma mensagem particular para o Facebook ou escreva qualquer coisa no mural do seu amigo, o que será compartilhado. Há ainda uma aba para atividades recentes dele no Facebook:


Se clicar na estrelinha, seu amigo ficará entre os seus favoritos. Aliás, os favoritos podem ser acessados clicando no botãozinho em cima da barra de amigos. A estrelinha acessa os seus amigos prediletos. A bolinha, todos eles.

MENSAGEM DE STATUS
Se você não quiser ficar on-line, basta clicar na própria fotinha com o botão direito. Você pode ficar off (Go Offline e até mesmo desconectar do serviço (Log out).

Clicando na sua foto com o botão normal do mouse (esquerdo), você atualiza sua mensagem de status do Facebook e do Twitter. Basta clicar em "Add a comment...", escolher o serviço e escrever:


COMPARTILHAR
É claro que compartilhar coisas é a especialidade do RockMelt. Tanto que o botão "Share" ("Compartilhar", em inglês) é padrão e fica ao lado da barra de endereço.

Funciona assim: quando estiver em uma página que quiser compartilhar com os amigos, clique no botão e escolha entre Facebook e Twitter. Você pode adicionar até um comentário de lá mesmo:


PESQUISA NO GOOGLE
Outro diferencial do navegador é pesquisar no Google sem precisar sair da página que está. Basta digitar a palavra-chave na área de pesquisa (ou digitar Ctrl+k para o cursor pular para lá).

Vai abrir uma janela com os primeiros resultados. Se clicar no link, ele abre na página atual. Se clicar no símbolo de + que aparece embaixo da pesquisa assim que aponta o cursor para ela, vai abrir em outra aba.


EM PORTUGUÊS
A versão atual vem apenas em inglês como padrão. Mas basta mexer na configuração que tudo  - ou quase - fica em português. Clique no ícone do RockMelt que fica discretamente no canto superior esquerdo, acima da sua foto e ao lado das abas. É lá que ficam as opções. Clique em "Options". Escolha a aba "Under de hood". Deslize a barra de rolagem e clique em "Change font and language settings":


Depois, escolha a aba "Languages". Clique em "Add" e escolha "Portuguese Brazil - Português Brasil". Abaixo, em Speell-checker language (corretor ortográfico), faça a mesma coisa. Repita a operação em "RockMelt language". Clique em OK e feche o navegador.

Quando abri-lo novamente, ele já vai estar em português. Se entrar em sites internacionais que possuem versão em português, como o Youtube, e ele mostrar a versão em inglês, repita a operação acima até chegar na aba "Idiomas". Então, remova o idioma em inglês, deixando apenas português. Feche o navegador novamente, abra e volte a acessar os site.

MEMÓRIA
Nem tudo são flores com o navegador. Ele abre vários serviços e exige muito da memória do seu computador. Faça o teste. Aperte as teclas Ctrl+Shift+Esc.

No "Gerenciados de Tarefas", vá em "Processos". Se clicar em "Memória", o sistema vai mostrar os programas que estão usando mais. Se clicar em "Nome da imagem", ele vai mostrar os serviços que o RockMelt está executando ao mesmo tempo. Na minha máquina são sete.

CONCLUSÃO
O RockMelt é rápido e faz o que promete: mantém você totalmente conectado. Quando instalar, acesse seus sites prediletos primeiro para que ele comece a montar seu cache - ele guarda imagens para que você possa abrir mais rápido ao retornar. Quando voltar nele, verá a diferença na velocidade.

Experimente! Se você é daqueles que não atualiza nada no computador, continua com seu navegador antigo, não sabe o que está perdendo. Aliás, está perdendo muito porque vai visualizar páginas de forma errada, não vai conseguir ver direito muitos serviços e nem desfrutar de páginas modernas. Depois, reclama do computador, da internet... Modernize sua vida virtual!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE