Jogue truco pelo celular

Tela inicial do aplicativo da LG para celular ou tablet
truco é um jogo de cartas muito popular. A regra é simples: vence a queda quem chegar primeiro a 12 pontos. E quem blefar muito!

Em tempos de smartphone, é claro que o jogo virou digital. E o melhor de todos que conheço é o desenvolvido pela LG, o Smart Truco. É o melhor porque é simples de brincar, está em português e permite disputar com um adversário - ou em duplas - por bluetooth.

O próprio jogo também pode ser seu adversário. E acredite: ele blefa bastante.

Você pode brincar em seu celular com Android ou mesmo em um tablet. Ou com os dois: você com seu celular e o adversário com um tablet, por exemplo. Basta que ambos tenham o aplicativo instalado.

Não sei dizer se o jogo existe para iPhone/iPad, mas no Android é gratuito.

Para acessar no Google Play, clique aqui ou no código QR abaixo:
A tela inicial mostra quatro botões, um deles de ajuda:


UM JOGADOR: serve para brincar sozinho ou em dupla com o próprio celular. Ao tocar nele, você vai acessar a próxima tela:


Toque em "1 VS 1" para jogar sozinho com o celular, depois em "1", "3" ou "5" para escolher o tempo de partida. Por exemplo: se escolheu "5", vence quem tiver mais quedas em cinco partidas. Para dar sequência ao jogo, toque em "OK".

A mesa está formada. Na tela acima (do seu jogo), há um nome aleatório para o adversário. Na tela abaixo, suas cartas. A mesa embaralha automaticamente e mostra a vira.


Toque em uma das cartas para começar a jogar. Uma seta vai apontar para o seu lado, indicando que você joga.

Se escolher o botão "2 VS 2", o jogo será de duplas, como na tela abaixo:


MULTIJOGADOR - Se escolher este botão na tela inicial, vai jogar com um adversário por bluetooth tocando em "Com bluetooth". Se tiver um televisor da LG com o aplicativo, é possível brincar com ela escolhendo o botão "Com smartv". Toque em "OK" para continuar.

Ao escolher "Com bluetooth", é preciso que seu celular e o de seu adversário estejam com o recurso ligado e "visíveis". Assim, o aplicativo vai encontrar o celular e enviar o convite.

Você pode criar o jogo ou apenas entrar nele.

OPÇÕES - Toque em um dos ícones para jogar com ou sem música.

AJUDA - Não sabe jogar? Acesse o tutorial do próprio jogo.

Para pedir truco, clique no botão de menu do seu celular e depois em "truco". Você pode ir aumentando o valor da trucada ou fugir também clicando neste mesmo botão.

Se o adversário pedir truco, seu celular vai vibrar e aparecerá a tela abaixo:


Você aceita, aumenta o valor da trucada ou foge, este último tocando em "Passo".

O jogo é muito fácil e divertido, basta você saber as regras.

Se gostou, compartilhe este post com seus amigos. Tem dúvidas? Deixe um comentário!

E TRUCOOOO, pato!!!!!!

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).