Quem é Barry Manilow?


Não, não é uma homenagem póstuma. É uma homenagem em vida a um dos grandes nomes da música em todo o mundo. Decidi escrever sobre ele após assistir ao filme "Tenha Fé (Keeping the Faith), de 2000, dirigido por Edward Norton. Em uma das cenas, o ator, que interpreta um padre, canta (ou tenta), em um caraoquê, a música "Ready To Take A Chance Again", de Barry Manilow. Esta é uma das minhas canções prediletas do cantor norte-americano.

Meu filho não o conhecia e minha esposa não se lembrava dele. Alguns colegas de trabalho também não. Mas quando ouvem seus grandes sucessos, alguns conseguem dizer: "Ah, lembro da música".

Barry tem hoje 69 anos e continua na ativa. Tem página de fã no Facebook. É cantor, compositor, músico, arranjador, produtor musical e maestro. E muito fera ao piano.

No Brasil, um dos seus maiores sucessos foi "Mandy", música que ficou famosa com sua voz em 1974. Em 1989, a Bunny's lançou um comercial no Brasil com uma versão em português, "A Gente", interpretada por Marcelo Augusto. Fez muito sucesso e você pode rever aqui.

A inesquecível "Ready To Take A Chance Again" fez parte da trilha sonora do filme Golpe Sujo (Foul Play), de 1978 e, é claro, de "Tenha fé". É linda demais!

Barry também é autor de "Copacabana (At The Copa)", nome de um musical de sucesso nos Estados Unidos criado por ele. Se pesquisar na internet, verá duas versão para o nome da canção.

Uma diz que ele se inspirou em um clube cubano; outra, que a inspiração foi o Hotel Copacabana, do Rio, onde ficou hospedado. O interessante é que Carmem Miranda aparece no clipe da música.

Outro sucesso do cantor, "Can't Smile Without You", de 1976, voltou a fazer sucesso no filme Hell Boy 2.

Enfim, se não conhecia, espero que os clipes originais abaixo o ajudem a gostar. E se sempre gostou, como eu, relembre os grandes sucessos e dance com seu amor.

Mandy


Ready To Take A Chance Again


Copacabana (At The Copa)


Can't Smile Without You

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista há 30 anos, com especialização em comunicação social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).
Saiba mais sobre o autor.