DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Novo vírus no Facebook faz seguir página

Página que usava o vírus foi retirada do ar
Uma nova modalidade de vírus começou a circular no Facebook. Na verdade, acredito que aja como um trojan (Cavalo de Troia) ou bot, passando-se por um link que teria sido divulgado por um amigo, quando na verdade é o programa malicioso que faz tudo sozinho.

Quem clica no link, passa a seguir uma página ou até mesmo site. Um bom exemplo foi a página pessoal de um tal Murad Tanriverdiyev, do Azerbaijão, que foi retirada do ar após denúncias de usuários, quando já tinha mais de 700 mil seguidores.

Quem curtiu, com certeza clicou em algum link para ativar o vírus - no próprio Facebook ou até e-mail - e passou a distribuí-lo em seu perfil, marcando amigos automaticamente. Assim, quem foi marcado e não sabia da trapaça, clicava no link e virava mais uma vítima.

Veja abaixo um dos tipos de mensagem enviada pelo vírus aos amigos do infectado:


Para se livrar da praga virtual, não adianta deixar de seguir. O bot faz tudo sozinho outra vez. Então, verifique inicialmente os aplicativos instalados em sua conta no Facebook. Exclua os suspeitos, ou todos, se tiver dúvidas.

A seguir, observe as extensões (usadas no Chrome) ou complementos (no Firefox). Exclua qualquer uma suspeita. Na dúvida, exclua todas e reinicie o navegador.

Por fim, mude a senha do seu Facebook.

Aproveite para limpar o cache do navegador. Se estiver usando o Chrome ou Firefox, digite Ctrl+shift+del, marque "Cache" e escolha "Tudo". Se estiver usando o IE, é o mesmo procedimento, mas marque a opção "Arquivos de Internet Temporários".

Recorra também aos recursos abaixo:

- Vírus no Facebook: use o Norton Safe Web

- Tutorial: acabe com arquivos espiões no seu PC

Para reforçar, use um bom antivírus para rastrear seu computador.

E lembre-se: nunca clique em um link suspeito, aquele que não tem qualquer mensagem pessoal que identifique o autor. Previna-se sempre!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE