DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Egoísmo, o pior pecado do ser humano


O título deste post parece exagero, mas não é. O egoísmo é responsável por tudo de ruim que existe neste planeta. Pior: é um sentimento típico do ser humano, um recurso do próprio cérebro para que o corpo seja preservado. É por causa do egoísmo, por exemplo, que muita gente morre em um incêndio em local de grande movimento. Todos querem se salvar e passam em cima de quem puder. É incontrolável.

Raramente alguém consegue pensar no próximo e superar este desejo natural de beneficiar a si mesmo. Quando existem pessoas assim, são consideradas exceções. Alguns até viram santos...

Quer outro exemplo de que o egoísmo é o câncer natural do ser humano? Você está no trânsito e o motorista da frente vira com tudo, sem dar seta. Se ele pensasse no coletivo, nunca faria isso, pois sabe que pode provocar um acidente.

Quer mais? Então, me responda o motivo de haver tantos corruptos no Brasil. E não venha me dizer que as pessoas votam mal, que a culpa de tanta miséria é do governo, etc. A culpa de tudo isso é, mais uma vez, do egoísmo humano.

Vamos aos fatos. Se o corrupto consegue se eleger é porque vendeu votos. Faz isso por puro egoísmo, pensando na boquinha que terá nas tetas do serviço público. E se comprou votos é porque o eleitor, tão corrupto quanto ele, vendeu. Não pensou no bem da população, mas no seu bolso.

E por que há fraudes em licitações? Por que os donos de empresas que se prestam a isso são egoístas, querem faturar e o povo que se vire.

Mais um exemplo: vivem reclamando que os impostos prejudicam este país. Aí o governo desonera os tributos de um determinado setor, como a cesta básica – por egoísmo, é claro, com o objetivo de obter mais votos na eleição que se aproxima. E os produtos beneficiados, baixam o valor? Claro que não! Egoísmo das empresas, mais uma vez, que não querem perder o lucro!

O combustível é outro modelo clássico de egoísmo do ser humano. Se há aumento, é repassado no dia seguinte para o consumidor. Se há raras reduções, ficam dias e dias com o mesmo preço porque "ainda há combustível no estoque".

Mais um: experimente ajudar uma população que ficou desabrigada por causa das chuvas. Você envia alimentos e alguns bandidos egoístas se apoderam de uma boa parte.

Quer mais? Ainda sobre a política: quem fica defendendo bandido de paletó nas redes sociais, mesmo que tenham sido condenados por algum crime - o que é raro -, é porque está ganhando alguma coisa com isso. Se pensasse no bem comum, jamais agiria assim.

Mas o que é "bem comum"? É algo subjetivo, pois se vai me ajudar, eu apoio. Caso contrário, dane-se. Egoísmo puro também!

Outro exemplo: religião. Se você não pensa como eu, não presta, não conhece a bíblia, é um desinformado. Então, em vez de aceitá-lo e evangelizá-lo, vou atacá-lo com todas as forças e depois ficar colocando mensagens falando de Deus e Jesus no Facebook. Uma mistura de egoísmo e hipocrisia...

Satisfeito?

Conscientize-se que você, eu e todo mundo somos egoístas! É da nossa natureza! Ah, você discorda? Mais um exemplo de egoísmo, de pessoa que se acha melhor que os outros...


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE