DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Smart Voice, ótimo gravador para celular


Os principais smartphones (celulares inteligentes) do mercado trazem um gravador de voz padrão. Mas alguns, talvez por falta de acordo com alguma empresa responsável pelo serviço - ou '#tonemaí' mesmo -, não oferecem o aplicativo de forma nativa, ou seja, junto com o aparelho de fábrica.

A solução é procurar um na loja do Google - para quem usa sistema operacional Android. O problema é encontrar um com boa qualidade. A maioria grava com um som muito ruim, provavelmente para não ocupar espaço.

Quando já havia desistido desta empreitada, mas descobri o aplicativo salvador. Chama-se 'Smart Voice Recorder' ('Gravador de Voz Inteligente', em português). Grava com qualidade de CD, a melhor que já encontrei no Google Play, e melhor: é gratuito.

No tutorial abaixo, saiba como instalar e usar.

Para baixar, clique aqui ou use seu celular com o código abaixo:


O aplicativo pode ser instalado em Android a partir da versão 2.1 e tem apenas 280kb.

A tela inicial - veja a imagem no início deste post - é simples e intuitiva. Antes de começar a usar, clique no botão de menu do seu celular. Vai aparecer uma janela com informações sobre o app. Então, toque em 'Definições'.


Toque na opção 'Taxa de rate (qualidade)'. É nesta área que vai definir a qualidade da gravação. Escolha '44.1 kHz (CD)', como mostra a figura abaixo:


Não precisa clicar em mais nada. Usando o botão 'voltar' do seu celular, retorne à tela inicial. Nela, no canto inferior esquerdo, vai aparecer a quantidade de tempo disponível em seu celular para gravações - no meu, por exemplo, são 75 horas, como mostra a primeira imagem deste post.

Basta, agora, tocar no botão vermelho com contador e iniciar sua gravação. Vão aparecer botões para 'Acabar' (parar a gravação), 'Pausar' ou simplesmente 'Cancelar'.

Quando terminar sua gravação, clique em 'Acabar'. Automaticamente irá abrir uma janela para você dar um nome ao arquivo. Ele ficará guardado no próprio aplicativo, mostrando data da gravação, tempo e tamanho do arquivo, como no exemplo abaixo:


Para ouvir seus trabalhos, toque no botão "Gravações". Vai aparecer a tela acima, com sua lista de arquivos - a gravação é no formato WAV. Toque uma vez para executar e outra vez para parar.

Se quiser renomear o arquivo, deletar, enviar por e-mail ou compartilhar em alguma rede social, toque nele e mantenha pressionado. Vai aparecer uma janela com as opções:


Se quiser mudar outras configurações padrão, basta acessar a área de 'Definições'.

E boas gravações!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE