DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Atualize drivers do computador gratuitamente


Formatar um computador com Windows - apagar todos os dados do disco rígido (HD) e reinstalar o sistema operacional da Microsoft - é uma tarefa aparentemente simples e não tem muito segredo. O instalador faz tudo sozinho, precisando de poucas intervenções. O problema é quando não há o CD de drivers da placa-mãe - principal componente do micro, responsável por lidar com todas as peças, como HD, som, monitor, entradas USB, etc. Drivers são programas que fazem as peças do computador se comunicarem com o sistema operacional - interação entre hardware e software.

Por exemplo: o seu monitor pode não funcionar corretamente se não tiver o driver correto. E mesmo que funcione com um driver genérico, a qualidade da tela pode ficar ruim.

Quando você compra um computador ou notebook, recebe um CD com os programas necessários para que utilize em caso de formatação. Uma boa parte dos usuários não se importa com isso e acaba perdendo. Depois, quando precisar, terá problemas.

Os técnicos cobram caro para formatar a máquina porque é preciso horas de trabalho. Se o cliente tiver o CD de drivers da placa-mãe, facilita muito. Se não tiver, é necessário um programa que reconheça todos os componentes instalados e ofereça os drivers corretos para seu funcionamento.

Para resolver este problema, um ótimo programa é o Slimdrivers. Além de gratuito, permite que você faça o download dos drivers corretos e instale em poucos cliques. Há vários outros no mercado, mas exigem que tenha a versão paga para baixar os componentes.

Clique aqui para acessar a página do Slimdrivers.

COMO USAR
O programa está em inglês, mas é muito intuitivo. Fique atento ao instalar para não adicionar outros programas desnecessários em sua máquina. Desmarque tudo que for oferecido junto.

Na página inicial do programa, clique em "Start Scan" para que ele possa rastrear todos os drivers. Rapidamente, vai mostrar quantas atualizações estão disponíveis (Updates Avaliable), como na imagem abaixo, na versão 2.2 do programa:


Veja que mostra também, em "PC Overview", dados do computador.

Após o escaneamento, você confere uma lista de drivers que devem ser atualizados (veja na imagem abaixo). Em "System Devices", o tipo; em "Ignore", você pode ignorar a atualização; em "Current", a data do driver que está instalado em sua máquina; em "Avaliable", a data da última atualização disponível; em "Perform Action", o link para fazer o download gratuitamente.


Quando clicar em "Download Update", o programa vai perguntar se quer criar um ponto de restauração no seu computador antes de instalar. A decisão é sua.


O próximo passo é instalar o novo driver.


Não é possível mandar instalar tudo de uma vez. O procedimento é repetido em cada driver que será atualizado. E assim que ele atualiza, pede para você reiniciar seu computador.

OPÇÕES 
É importante você clicar na aba "Options" para decidir se quer que o Slimdrivers inicie junto com o Windows ou procure atualizações do programa automaticamente. Eu não recomendo. Aliás, não recomendo nada iniciando junto com o Windows, a não ser antivírus e outros programas necessários, como drivers de placa de vídeo e de som.

Para isso não acontecer, desmarque as opções "Run at windows startup" e "Check for SlimDrivers updates automatically". Depois, clique no botão "Save".


Depois de usar o programa, clique com o botão direito no ícone que aparece ao lado do relógio do Windows, na barra de tarefas, e escolha "Exit". Caso contrário, você fecha o programa, mas ele permanecerá de vigia.

O programa não precisa ser usado apenas após a formatação. Há casos em que a atualização do driver faz as fontes de notebook melhorarem 100%. Mas um alerta: o programa reconhece a grande maioria, mas pode haver driver de computador mais antigo que seja encontrado.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE