DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Tá com vírus? Siga duas ótimas dicas

Por mais quer você tente se prevenir, não adianta, o vírus (que recebe um montão de nome técnico, principalmente com "ware" no final") sempre entrar na sua vida. Seja visitando um site e agora até mesmo no Facebook, com aquelas extensões que compartilham páginas para seus amigos se você saber.

Existem várias forma de proteger sua máquina. A básica é um bom antivírus, mesmo gratuito. E atualizado com frequência, é claro. A outra é usando arquivo anti-espiões, como já escrevi aqui. E há também programas que ajudam a proteger sua conta no Facebook, como já escrevi também.

JUNKWARE REMOVAL TOOL
Recentemente, descobri dois programas para combater estas pragas virtuais. O primeiro, e que deve ser usado inicialmente, é o JRT (Junkware Removal Tool). Ele é simples demais, não precisa ser instalado na máquina e age no Prompt do DOS (sistema operacional originário da máquina antes que acesse o Windows).

Clique no link abaixo para baixar o arquivo (não se preocupe com a mensagem, é confiável):



Depois de baixá-lo, basta clicar no arquivo ".exe" que abrirá uma janela com fundo preto. Se sua versão do programa estiver desatualizada, ele perguntará, em inglês, se quer realizar o update. Clique em "y". Ele baixará o arquivo e atualizará automaticamente. Depois, pedirá para clicar em qualquer tecla. Ele vai fechar e gravará um novo arquivo na sua pasta de downloads com a palavra "new" na frente.

Clique no arquivo outra vez. Surgirá a tela abaixo:


Clique em qualquer tecla do computador para continuar. Ele fará um backup de seu registro e começará a vascular seu computador em busca de arquivos maliciosos. Aguarde a operação terminar...


A demora em vasculhar sua máquina vai depender dela - se for antiga, com pouca memória, demora mais. Após rastrear o conteúdo, o JRT vai exibir um relatório, como o abaixo, do trabalho feito em meu computador:


Para fechar o programa, clique no xis que fica no canto superior direito da tela. Sugiro que reinicie seu computador também.

ADWCLEANER
O Adwcleaner é a segunda opção porque seu uso trás contraindicações. Suas configurações no navegador podem sumir, pois o programa é radical. Deixa o programa novo em folha.



Clique aqui para baixar e obter mais informações


O programa está em português e facilita você ver as áreas que ele atua. São várias abas: pastas, arquivos, atalhos, registro, Internet Explorer, Firefox e Chrome. No meu caso, ele não encontrou o Opera, meu navegador padrão atual.

Primeiro, clique em "Examinar". A busca é rápida e ele exibe relatórios. Basta clicar em cada aba para ver se há arquivos contaminados ou suspeitos. Ao clicar em "Limpar", ele faz o serviço dele e deixa o navegador com configurações padrão, o que eliminarão aqueles programas indesejáveis, que abrem páginas desconhecidas. A decisão é sua.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE