DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Gerencie os contatos do seu celular pelo computador


A situação é semelhante para muitas pessoas. Você compra um novo celular com o sistema operacional Android, conecta em sua conta no Google e vai acessar os contatos do telefone. Aí descobre uma bagunça. Alguns sumiram, outros estão duplicados e por aí vai... Isso acontece porque você não centraliza seus contatos apenas no Google. Então, o celular mistura os nomes que estavam no seu chip, contatos do seu Whatsapp e até os gravados diretamente no aparelho, caso tenha recuperado um backup. Sem contar que aquelas fotos que deram um trabalhão para colocar corretamente para cada amigo aparecem com péssima definição...

Para evitar isso, gerencie todos os seus contatos apenas pelo Google. E usando o computador.  Assim, toda vez que trocar de aparelho não terá dor de cabeça para recuperar seus contatos com fotos em ótima qualidade.

Para isso, é claro, você precisa permitir que o Android sincronize automaticamente sua conta do Google. Então, ao abrir o contato que foi recuperado, a foto do seu amigo vai aparecer com qualidade ruim, mas logo será substituída pela original, guardada na nuvem, automaticamente. O sistema separa até seus contatos favoritos e em grupos.

COMO FAZER
Dedique sempre um tempo para organizar seus contatos pelo computador. Vale a pena, porque a demora no gerenciamento do serviço vai acontecer apenas na primeira vez que der uma geral na conta. Depois é só manutenção.

Em primeiro lugar, acesse seus contatos do Google pelo computador. O endereço é www.google.com/contacts. Provavelmente, quando fizer isso pela primeira vez, vai ver a página na forma de visualização de contatos (veja abaixo a imagem), ou seja, um resumo do que você tem em sua conta, que mistura contatos do Gmail, do celular e círculos do Google Plus (ou Google +).



Na área "Com estrela" da minha conta, por exemplo, já estão as fotos dos meus contatos, e-mail, celular, os favoritos (com estrela) e quem está em meu circulo no G+. Para editar, saindo desta tela, clique em "Mais" no menu à esquerda. Lembrando que nesta página é possível acessar uma série de recursos, como importar contatos, exportar e restaurar algum que tenha apagado recentemente.


Na tela de edição (abaixo), você verá opções de marcar vários contatos ao mesmo tempo para excluir, mesclar, incluir em grupos específicos ou mesmo enviar um e-mail. É muito intuitivo e está em português.


Depois que criar grupos, todos serão devidamente mostrados no menu esquerdo. Para criar um novo contato, clique no botão vermelho "Novo contato"; para editar um existente, clique no nome da área da direita.

EDITAR UM CONTATO
Ao acessar os dados do seu contato, você verá o nome dele e o telefone nas áreas específicas. Para editar, basta clicar no texto. Depois, clique fora da área que a mudança será salva automaticamente. Se não houver nenhum problema de conexão, a sincronização será realizada imediatamente no seu celular.

Escolha também uma foto com boa definição do seu amigo. Uma dica é procurar no perfil dele no Facebook. Baixe a foto para seu computador, volte ao sistema de contatos do Google, clique no quadrado ao lado do nome e envie a foto.

Quando fizer isso, o sistema vai pedir para você enquadrar a imagem de forma correta. Faça e depois clique no botão azul "Definir como foto do contato". É possível trocar a imagem sempre que quiser. A sincronização com o celular será feita imediatamente.

O inverso também ocorre. Se editar ou criar algum contato no celular, acontecerá o mesmo no seu sistema no computador. A diferença é que se você troca a foto do seu contato no celular, ele não envia uma imagem em alta definição para a nuvem. Por isso, é mais vantajoso fazer isso pelo PC.

Se você acabou de atualizar o contato e a foto dele no celular continua com qualidade ruim, não se assuste. A sincronização do Google falha de vez em quando. Se isso acontecer, vá em configurações, conta, Google e faça a sincronização manualmente.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE