Avise ao Facebook sobre a morte de um amigo


O Facebook é um ponto de encontro de familiares e amigos para celebrar a vida. Mas a conta de um usuário também pode se transformar em um memorial, onde é possível deixar mensagens para quem se foi.

A transformação de um perfil em memorial não é novidade, mas muita gente ainda desconhece. Assim, a conta do amigo ou familiar continua ativa, recebendo pedidos de amizade e até aparecendo na lista de aniversariantes e sugestões de pessoas que você conhece.

Para resolver isso, basta qualquer amigo virtual da pessoa avisar o Facebook sobre o falecimento. É simples e em pouco tempo a mudança é realizada.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE MEMORIAL

Na página, basta preencher o nome do falecido - é preciso que seja seu amigo na rede social, porque ele vai buscá-lo assim que começar a digitar. A seguir, informe a data da morte. Se tiver algum link para página que divulga o falecimento, coloque na próxima lacuna. Por exemplo: o fato foi noticiado por algum site ou mesmo um post de um amigo sobre o caso que teve repercussão.


Depois de fazer isso, o Facebook vai verificar a veracidade. A equipe se baseia em notícias ou mesmo nas mensagens deixadas na linha do tempo do falecido.

O QUE MUDA
De acordo com o próprio Facebook, ao ser transformado em memorial, acontecem as seguintes mudanças no perfil da pessoa:

- A expressão "Em memória de" será exibida ao lado do nome da pessoa em seu perfil;
- Dependendo das configurações de privacidade da conta, os amigos poderão compartilhar memórias na Linha do tempo do memorial;
- O conteúdo que a pessoa compartilhou (por exemplo: fotos, publicações) permanecerá no Facebook e ficará visível para o público com o qual foi compartilhado;
- Os perfis transformados em memorial não são exibidos em espaços públicos, como nas sugestões do recurso "Pessoas que você talvez conheça", em lembretes de aniversário e anúncios;
- Nenhuma pessoa poderá entrar em uma conta transformada em memorial;
- As contas transformadas em memorial que não tiverem um contato herdeiro (leia abaixo a respeito) não poderão ser alteradas;
- As páginas com um único administrador, cuja conta for transformada em memorial, serão removidas do Facebook se receberem uma solicitação válida.

COMO ADICIONAR UM CONTATO HERDEIRO
Um contato herdeiro, explica o Facebook, é a pessoa que você escolher para cuidar da sua conta, se ela for transformada em memorial. Ou seja: o melhor a fazer ao ler este post é providenciar imediatamente quem vai cuidar do seu perfil ao morrer.

Essa pessoa que escolher poderá fazer o seguinte:

- Escrever uma publicação fixada no seu perfil (ex.: para compartilhar uma mensagem final em seu nome ou fornecer informações sobre um serviço de memorial);
- Responder a novas solicitações de amizade (ex.: amigos de longa data ou membros da família que ainda não estavam no Facebook);
- Atualizar a sua imagem de perfil e foto da capa.

Para adicionar seu contato herdeiro, acesse sua conta no Facebook e clique na setinha para baixo ao lado do link do seu perfil, no canto superior direito e escolha "Configurações".

No menu à esquerda, clique em "Segurança". Clique em "Contato herdeiro".



Digite o nome de um amigo e clique em "Adicionar". Para informar ao amigo de que ele se tornou seu contato herdeiro, mantenha a mensagem ou edite, e depois clique em "Enviar".



Para alterar ou remover um contato herdeiro, basta acessar novamente a área e depois clique em "Remover" embaixo da imagem do perfil da pessoa. A partir daí, você poderá adicionar outro contato herdeiro.

EXEMPLOS DE MEMORIAIS
Tenho alguns bons amigos que foram embora cedo demais. Para ver como seus perfis foram alterados para memoriais, acesse as contas de Lécio Júnior, Paulo Arouca e Márcio Simões. Nunca serão esquecidos...

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).