DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Político corrupto é resultado de uma sociedade corrupta


Não se engane ao achar que políticos são uma classe corrupta sem que haja uma raiz em tudo isso. Você mesmo, que está lendo este texto, pode ser tão corrupto quanto eles, e ainda se fazer de vítima.

A greve dos caminhoneiros mostrou claramente, mais uma vez, que uma grande parte dos brasileiros é tão corrupta quando seus governantes. A própria sociedade é a raiz de tudo isso, mas a vitimização nas redes sociais é mais fácil do que reconhecer o problema e tentar resolvê-lo.


Durante a paralisação, comerciantes quiseram se aproveitar, aumentando o preço dos combustíveis e a população, é claro, egoísta por natureza, foi atrás de fazer estoques de alimentos e deixar o seu "próximo" na mão. Aliás, reagir assim é típico em momentos de crise: primeiro eu; você que se lasque.

Não é raro ver uma boa parte do povo brasileiro se inovando na arte do "jeitinho" para se dar bem. Ainda durante a greve dos caminhoneiros, servidores furtaram combustível de uma ambulância para abastecer carros particulares; uma jovem usou o crachá da tia, que é servidora da saúde, para furar fila em posto de combustíveis; e moradores da fronteira do Paraguai passaram a vender ilegalmente gasolina daquele país. Esses são apenas casos denunciados pela imprensa. Imagine os que passaram sem divulgação!

E a quantidade de fake news (notícias falsas) espalhadas, então? Houve até golpe pelo Whatsapp.


Recentemente, quando o edifício Wilton Paes de Almeida desabou em São Paulo após um incêndio, muitas pessoas se mobilizaram para doar roupas aos moradores do local, que havia sido invadido. Um homem, sensibilizado, doou várias peças e, minutos depois, descobriu que eram vendidas em uma "feira".

Na enchente de 2008 em Santa Catarina, brasileiros se mobilizaram para ajudar as vítimas. Mas é claro que um grupo se aproveitou e montou o tradicional esquema de desvio dos donativos. Esse foi descoberto, mas havia, com certeza, muito mais.


Exemplos de corrupção feita por brasileiros existem aos montes. A falta de educação pode ser um dos principais motivos, pois é um problema crônico, mas falta de caráter não depende disso. E estas pessoas ainda são hipócritas, porque vão nas redes sociais atacar políticos e se fazer de coitadas. Mas mostram sua cara na primeira oportunidade...



COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE