DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Sobre o autor


O jornalista José Marcos Taveira, ou Zemarcos, atua na área há mais de 30 anos, com pós-graduação em Comunicação Empresarial. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).

Atualmente é assessor parlamentar na Câmara Municipal de Araçatuba. Atua com gravação e edição de vídeos, além de fotografia.

Foi chefe de gabinete parlamentar na Câmara Municipal de Araçatuba.

Foi repórter, editor de internet, editor-executivo e editor-chefe da Folha da Região, onde ajudou a criar a versão digital e o portal do jornal.

Foi radialista em Andradina (SP) - rádios Andradina AM e Urubupungá AM - e em Araçatuba (SP) - Cultura AM, Cultura FM e Tietê AM - e professor universitário no Unitoledo de Araçatuba, responsável pela disciplina de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias. Também foi professor de radiojornalismo do Senac de Araçatuba e apresentou oficinas sobre blog pelas Oficinas Culturais Silvio Russo, órgão do governo do Estado de SP.

Zemarcos promoveu em Araçatuba o 1º Encontro de Blogueiros e Zemarquetes (apelido carinhoso dado aos leitores do blog). Foi um dos fundadores e coordenador da Cia dos Blogueiros, entidade virtual premiada que conseguiu reunir 622 blogueiros de todo o País e fora dele.

Em 11 de junho de 2009, teve texto publicado na coletânea "Nos Trilhos do Centenário". Em 19 de novembro de 2011, participou da coletânea do livro "Tantas Palavras", composta por 32 autores de Araçatuba e região, com crônicas diversas.

A primeira versão do Blog do Zemarcos surgiu em 22/10/2006. Naquela época, queria um espaço apenas para publicar textos jornalísticos. Depois, se transformou em opção para também brincar com os amigos (as redes sociais ainda não existiam), escrever sobre tecnologia, dicas de vídeos, entre outros. O espaço no UOL acabou em 22/08/2008, quando criou esta segunda versão, no Blogger, já com domínio próprio.

A primeira versão do blog permaneceu no ar até dezembro de 2019, com mais de 400 mil acessos, quando foi "descontinuada" pelo UOL, que a retirou do ar sem qualquer aviso.

O foco atual do Blog do Zemarcos é tecnologia e textos opinativos sobre vários temas de nosso país.

Veja entrevistas com o Zemarcos e homenagens:

- Entrevistado no programa 'Nova Manhã', na rádio Nova Brasil FM Araçatuba
- Entrevistado no 'Questão de Opinião' (TV Araçatuba)
- Homenagem da escritora Rita Lavoyer
- Revista de Sábado (TV Tem/Globo): blogueiros de Araçatuba
- Entrevista para o programa O que te faz Bem! (SBT Interior)
- Entrevista sobre internet - Canal 21 - Net
- Entrevista ao programa Perfil - TV Toledo
- Jornalistas no programa Câmera Aberta de Araçatuba
- Entrevista para o programa "Hora da Coruja" - Cultura FM de Araçatuba
- Happy Hour da Cultura FM, de Araçatuba
- Lançamento do livro 'Nos trilhos do Centenário'
- Entrevista para o programa Gente - Canal 21 - Net
- Entrevistado pela professora Cláudia Alencar
- Luna Alves, a Barbie, fez propaganda para o Blog do Zemarcos
- Entrevista ao programa Essencial - TV Toledo
- Entrevistado pela Angélica Neri