DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Colheita feliz no Orkut: aprenda a jogar


ATENÇÃO: este post não foi mais atualizado, mas os jogadores da Colheita Feliz 2.0 podem continuar usando a área de comentários para tirar dúvidas que logo terão resposta.

Depois do sucesso dos bonequinhos Buddypoke no Orkut, a moda agora é a "Colheita feliz". É uma fazenda virtual em que você planta e cria animais. E prepare-se: o negócio vicia! Quando você perceber, já está há horas de olho na sua plantação e na terra dos vizinhos. Isso mesmo, você precisa ficar de olho na terra e bichos alheios para furtar o que puder e aumentar suas posses.

PENSE BEM...
Não fique constrangido em furtar dos outros, porque ninguém vai ficar por você. Mas não é justo ficar de olho na colheita, marcando horário, e furtar, mesmo percebendo que o dono está lá. Como perceber? As plantações ou ovos, leite, lã e penas vão desaparecendo.

Estou sempre passando nas colheitas e pegando o que está pronto. E ganho muitas moedas com isso. Se você marcou a hora da colheita do vizinho e percebeu que ele está colhendo, vá para outra.

Sei que parece um contraponto e já me disseram, quando reclamei, que se não sabia jogar, não jogasse. Não é isso. Digamos que é lealdade ao vizinho.

Se eu não colhi no horário, você tem todo o direito de furtar. Mas disputar não é justo, pois o jogo favorece o furto. Antes de liberar para o próprio dono, aparece para os vizinhos. Uma injustiça...

COMO INSTALAR
Para começar a usar o aplicativo, você precisa ter uma conta no Orkut. No menu do lado esquerdo de seu perfil, clique em "Adicionar apps". No "Diretório de aplicativos", escolha "Colheita feliz". Na próxima página, clique em "Adicionar aplicativo"


Depois que o aplicativo for instalado, é criado um atalho no seu menu da esquerda, na área de "Apps". Clique nele toda vez que quiser acessar sua fazenda ou coloque o endereço em seus favoritos.

TAREFAS
Você recebe sua fazenda, plantas de presente e tarefas logo de cara, de um assistente - se ele não aparecer, clique no ícone do livro. Siga essas tarefas - clique em "aceitar" antes de tudo para poder conseguir moedas de ouro e assim ir comprando itens e passando de níveis.

Tudo que você comprar fica no ícone do saquinho. Clique nele, clique no item e depois clique no quadrado de terra vazio para plantar.



Use o menu na parte de baixo da sua fazenda para trabalhar:


  • Seta: usada para mover a fazenda para os lados;
  • Enxada: use para cavar e retirar as plantas mortas. Às vezes, quando estiver cavando, aparece um baú do tesouro que lhe dá moedas;
  • Sacolinha: é nela que você guarda os itens comprados para usar na horta ou alimentar os animais;
  • Regador: serve para molhar a terra - a sua e de seus amigos;
  • Removedor de pragas: serve para matar as pragas - matinhos - suas e de seus amigos;
  • Pesticida: serve para matar as minhoquinhas que atacam sua terra e de seus amigos;
  • Luvinha: é usada para colher suas plantas, ovos, leite, entre outros. Serve também para furtar os itens de seus vizinhos.
Para colher seu nabos, que recebe logo de início, use a luvinha. É só clicar no quadrado correspondente à planta. Você verá uma imagem do nabo subindo para o céu. Na verdade, ele vai para o seu depósito, que fica no menu superior da direita. Vamos entendê-lo:


  • Minha fazenda: o ícone do homenzinho e a cerquinha leva você de volta para sua fazenda, ou simplesmente recarrega o aplicativo;
  • Decoração: o ícone da chavinha e do pincel leva você para a área de decoração. Quando tiver dinheiro suficiente, pode mudar sua fazenda;
  • Meu depósito: é nesta casinha que ficam os itens que você comprou ou furtou. Clique nele para vender tudo e ganhar moedas de ouro;
  • Loja: a lojinha oferece tudo para você, desde adubo que faz sua plantação acelerar o crescimento até animais de vários tipos, como galinha, pato, abelha, etc.
  • Fazenda dos amigos: os dois avatares juntos é seu atalho para visitar a fazenda dos amigos. Clique nele para ver uma lista que varia dependendo da quantidade de amigos que tiver no Orkut e tiver instalado a "Colheita feliz". Eles aparecerão por ordem de nível na brincadeira. Lá é possível ver também em que nível você está.
Vamos entender agora o menu esquerdo superior:


Ao lado da sua foto, você acompanha a quantidade de moedas de ouro que conseguiu ganhar e seu nível de experiência no jogo com a barra azul. À direita, seu nível de popularidade - barra vermelha -, que varia de acordo com os presentes que recebe dos amigos.

MOEDAS VERDES
Ainda nesta área há um coração verde e um cifrão. É a quantidade de "moedas verdes" que você compra com dinheiro de verdade. É aí que os desenvolvedores do aplicativo ganham dinheiro.

Para comprar, clique na aba "Adquira moedas verdes", acima da fazenda. A transação é feita com cartão de crédito e pela internet mesmo. Você recebe um e-mail confirmando a compra. Esse gasto ajuda você a subir de nível na experiência.

O tempo da transação varia muito. Você é informado por e-mail. Quando for aprovado, sua quantidade de moedas é atualizada automaticamente. Já recebi moedas minutos depois de comprar. Mas também já precisei reclamar porque não apareceram três dias depois.


Na aba "Convidar amigos", há um botão para você convidar o pessoal para instalar o aplicativo.Cada amigo que instalar por sua indicação, você recebe 100 pontos e pode trocar por flores. Elas ficarão em sua sacolinha de itens comprados.

ASSISTENTE
Abaixo de sua foto, há ainda dois ícones. Um deles, um avatar, é o assistente da fazenda. Ele lhe contava quem esteve na "propriedade" e o que fez: se o ajudou, furtou ou até mesmo colocou pragas na sua terra. Avisava também se recebeu presentes e até moeda verde de promoção. Bem, avisava... Agora traz apenas algumas informações.

Ao lado do assistente, um pacote de presente. Nele ficam os presentes (flores) que recebeu e enviou.

LIVRO
Se está no começo da brincadeira, vai aparecer ainda um terceiro ícone. É um livro que funciona como tutorial. É ele que vai guiá-lo no começo. E some depois de você cumprir as tarefas iniciais.

REGANDO E FURTANDO
Depois que plantou, tenha paciência. Cada tipo tem seu tempo para crescer. Quando isso acontecer, você colhe e vende.

Enquanto isso, é preciso cuidar. Fique atento para aguar sempre que a terra aparecer com rachaduras. Se não estiver assim, não adianta jogar água. Aliás, esta é uma das fases de tarefas que recebemos automaticamente, logo no começo, que mais empacam a gente. Temos que aguar a própria horta, mas a terra não fica seca, como na imagem abaixo:


Quando você chegar nesta fase, resta apenas esperar. Não serve regar as terras vizinhas. Tem que esperar a sua precisar de água.

Enquanto suas plantas crescem, vá fuçar na fazenda do vizinho. Se ele estiver com falta de água e pragas, ajude-o que você ganha pontos de experiência.

Se a plantação do vizinho estiver pronta para colher, é só furtar - use a luvinha. Você só pode fazer isso uma vez por planta madura em cada quadrado de terra.



É possível saber que está no ponto apenas colocando a luvinha em cima. Preste atenção no "Valor de crescimento". Se estiver completo - totalmente verde, leve sem dó.

Tudo que você furtar vai para seu depósito. Clique nele e verá os itens. Aí é só vendê-los e ganhar dinheiro.

GALINHA
Quando juntar mais de oito mil moedas de ouro, um dos primeiros animais que dá para comprar é uma galinha. Ela vale também nove moedas verdes (dinheiro de verdade). Os ovos dela vão dar muitas moedas de ouro.

É preciso, logo após adquiri-la, comprar alimento para ela. Depois, ter paciência até que apareça a primeira leva de ovos. Demora mais de sete horas. Aí você recolhe usando a luvinha e vende. Cada vez que recolhe, é preciso comprar comida para a galinha.


CACHORRO
É a única forma de proteger sua fazenda dos furtos. Mas é preciso alimentá-lo sempre, dar ossos especiais (pagos com moedas verdes), senão ele não ajuda em nada.

Para ter um, é preciso no mínimo 50 mil moedas de ouro. Ou pagar dinheiro de verdade: são nove moedas verdes pelo menos.

Quando é "mordido", você perde moedas de ouro, que vão para o dono do cachorro - vai aparecer sempre na mensagem a raça do cachorro que você tem, mas a mordida é do bicho do vizinho. Depois de "mordido", você pode continuar furtando, mas corre o risco de levar outra "dentada" na mesma fazenda.


O mais valente deles é o Mastiff, que é VIP. Mesmo assim, deixa passar um monte. Todos têm prazo de um mês. Apenas o vira-lata é eterno - pelo menos o meu existe há quase quatro meses. Acredito que o Carnavalesco dourado também seja sem prazo, pois não aparece em sua apresentação.

Veja os cachorros do jogo:





NOVOS ANIMAIS
Além dos cachorros tradicionais, há três novos animais: a cabra, o avestruz e o cavalo. Todos servem apenas para proteger a fazenda, sem produzir nada.

Quando você compra a cabra (veja a imagem abaixo), por exemplo, que é a única que é vendida com moedas de ouro, procure-a na casinha de cachorro e ative-a clicando nela.


Para alimentá-la, funciona da mesma forma que o cachorro: clique na vasilha de comida e depois em OK na janela que vai abrir. O gasto depende do tempo que você deixou sem comida. E ela, assim como os cachorros, é alimentada com moedas de ouro.

Para aumentar a atenção da cabra - dos cachorros, do cavalo e do avestruz -, é preciso comprar "ossos" com moedas verdes. Assim, seus bichos protetores atacam mais.

Cada vez que você troca de animal protetor, precisa de novos "ossos" caso queira deixar a mordida, bicada, chifrada ou coice mais fortes...

NOVAS FRUTAS
Há duas frutas novas em sua lojinha. Uma delas é a goiaba, que pode ser comprada com moedas de ouro, mas é preciso nível 50. A outra é o coco, que não pede nível, mas moedas verdes.



MINICACAU OU MINIBIS
Muita gente recebeu um cacau azul de presente ao abrir sua colheita em 12/04/2010.


Ao plantar, aparece identificado como minibis, um chocolate da Lacta.



Depois do mistério, finalmente foi incluída a novidade no depósito do jogo e revelado que trata-se de uma promoção, e que o bis será distribuído como presente por um período limitado. Ou seja, patrocinado pela Lacta, como este blogueiro havia suspeitado.



ALIMENTAÇÃO
Toda vez que você comprar um animal, é preciso alimentá-lo para que possa produzir ou crescer. Os alimentos podem ser encontrados na loja. Clique em "Ferramentas" e compre a ração que precisar.


Para os animais que não existe comida específica, como o pato, a ovelha, o burro, o pombo, as abelhas ou o coelho, descubra primeiro se ele produz ou cresce. Para saber, na aba "animais", passe o mouse sobre eles. Em todos aparece uma explicação (se produz ou cresce) e o tempo de vida.


FLORES E POPULARIDADE
As flores não podem ser furtadas. Elas são usadas para presentear os amigos. Você confere se tem flores para presentear clicando no ícone de presentes. Quanto mais flores ganhar e aumentar sua popularidade, mais bônus em moedas de ouro vai ter quando vender sua colheita.


CAVIAR, NOZ E CACAU
Quando você chega ao nível 40, terá acesso à plantação de cacau. Dá muita moeda de ouro e experiência. Veja a imagem da minha colheita quando plantei:


Quando chega a 48 e tem o cartão VIP, pode comprar noz, que dá mais moeda ainda. Mas nada melhor que chegar ao 50, para plantar caviar (ovas de peixe). Achei engraçado quando vi esse item disponível. Como se planta caviar? A resposta está na imagem abaixo:


Quando você planta, aparecem aquários. Quando está pronto para colher, viram as ovas. Veja minha primeira colheita desta fase, que coisa linda, com plantação de noz ao fundo:



NOVA COLUNA, MAIS 7 TERRENOS
Quando você compra todos os 28 terrenos tradicionais, pode agora iniciar uma nova coluna na Colheita.



Com a colaboração de Ângelo Lançoni, Rádio Líder e Maisfacil, veja quanto vai gastar para conseguir todos:



DICAS
  • Acesse sua fazenda sempre que puder. Se não visitá-la, não terá como ampliar seus "negócios" e colherá menos;
  • Visite sempre as outras fazendas e furte o que puder para aumentar sua renda;
  • Toda vez que visitar seus vizinhos, ajude-os tirando as pragas e matos que encontrar, além de aguar a terra. Vai ganhar pontos de experiência;
  • Para ganhar bastante experiência, vá comprando decoração
  • Para ganhar mais popularidade, plante flores e envie para você mesmo.

TRAPAÇA
Como na vida real, há quem recorra a trapaças, aproveitando de um erro no jogo para conseguir vários presentes e assim aumentar sua popularidade. Você deve ter percebido que, de uma hora para outra, vários amigos apareceram com números exorbitantes de popularidade.

A tal trapaça foi descoberta pelos administradores da Colheita e corrigido o erro. Mesmo assim, era tarde. Isso levou a mudanças no ranking, de forma injusta para quem joga de acordo com as regras. Eu mesmo tirei alguns dos jogadores da minha lista.

DESINSTALAÇÃO
Não gostou do jogo? Em vez de deixar sua colheita abandonada, desinstale o aplicativo. É muito melhor. Basta clicar na latinha de lixo que fica no canto superior direito da página, conforme mostra a figura abaixo e seguir as instruções.


ATUALIZAÇÕES
Alguns usuários, principalmente os viciados como eu, não gostam que fique aparecendo toda hora que você está jogando "Colheita feliz". Para que essas mensagens não apareçam na área de atualização do seu Orkut, clique no ícone de ferramenta no canto superior direito, ao lado da latinha de lixo - veja imagem acima deste tópico.

Vão aparecer várias opções em "Configuração de permissão". Basta desmarcar "Postar atualizações para meus amigos", conforme a imagem abaixo:


QUER RECLAMAR?
Se tiver alguma reclamação, envie para os criadores do jogo. Basta clicar na aba "Dúvidas", depois no link "Central de ajuda", role a página até o final até encontrar um "Se você ainda tem uma pergunta, por favor abra um chamado em nossa Central de Ajuda".

Aí, você tem que ir para o topo da página de novo e clicar em "Enviar um chamado". Preencha todos os dados. Se o problema não é com moedas verdes, deixe essa área em branco, mas não se esqueça de informar o e-mail.

Você receberá um e-mail com um link para criar uma senha e outro com seu texto. Depois disso, aguarde uma resposta. Use sua senha para acompanhar o desenrolar de sua reclamação.

VÍRUS DA MOEDA VERDE
Não seja enganado: você só consegue moedas verdes comprando com dinheiro de verdade. Nunca clique nos links que estão aparecendo no Orkut e até em e-mails. São vírus.

PROBLEMAS
A Colheita feliz tem alguns problemas, como lentidão em certos horários. E há também amigo ou amigos aparecendo em primeiro lugar no ranking que nem ao menos possuem o aplicativo instalado.

Há ainda amigos de nível baixo que aparecem liderando o ranking. Neste último caso, quando isso acontecer, clique neles, deixe aparecer a fazenda e depois atualize o ranking que volta ao normal.

ATUALIZAÇÃO
Este post será atualizado toda vez que aprender coisas novas ou quando houver alguma dúvida deixada em comentários. Portanto, visite sempre.

Infelizmente, decidi não jogar mais por causa do meu tempo com o trabalho outros afazeres. Até desinstalei o aplicativo. Mas mesmo assim o post continuará sendo atualizado e as perguntas respondidas.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE