DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Acordo ortográfico: quer um corretor?

Se você está procurando um corretor ortográfico com as novas regras que entraram em vigor neste ano, já há duas opções. A primeira delas é para usuários do Firefox, um navegador alternativo, principal concorrente do IE (Internet Explorer).

O Firefox pode ser incrementado com uma série de extensões. São programinhas que adicionam a ele novas funções. Uma delas é um dicionário com corretor ortográfico atualizado com as novas regras, chamado Vero. Clique na imagem abaixo para copiar a extensão:



Se você não sabe como instalar extensões no Firefox, clique aqui.

Depois de instalada, o Firefox deve ser fechado para concluir. Agora, quando digitar algum texto no seu webmail (Gmail, Hotmail, etc), por exemplo, as palavras erradas serão destacadas em vermelho.

Outra alternativa é utilizar o programa BrOffice. É um clone do Office da Microsoft, só que gratuito. Por falar em Microsoft, ela já anunciou que o corretor do Word vai demorar ainda para sair. Então, o jeito é recorrer ao BrOffice mesmo.



Quando você instala o programa, que tem 121,5Mb (é pesado, vai demorar um pouco para baixar), ele cria um ícone no canto da sua barra de tarefas, ao lado do reloginho do Windows, chamado "Iniciador rápido". Se clicar nele com o botão direito, vai acessar um "Documento de texto" tão bom quando o Word, e outros programas para ver planilhas e até apresentações, como as do PowerPoint.

Abra o "documento de texto". É muito parecido com o Word. Se não quiser visualizar as margens e deixá-lo limpo como o programa da Microsoft, clique em "Exibir", na barra de ferramentas, e desmarque "Limites de texto". Desmarque também a opção "Sombrear campos".

Paciência, ainda não terminou. você precisa apagar o corretor ortográfico que vem nele como padrão, pois ainda traz a versão antiga. Na barra de ferramentas, clique em "Ferramentas" e depois em "Gerenciador de Extensão". Vai abrir uma janela.

Marque a opção "Portuguese spelling dictionary (Brasil)". Depois, clique em "Remover". Você vai receber um alerta. Clique em "Ok". Após isso, clique no botão do canto inferior direito, em "Fechar". Feche o programa.

Agora sim você vai instalar o novo corretor ortográfico. Mas antes é preciso baixá-lo, clicando na imagem abaixo:



Depois de baixar o arquivo para o seu computador, basta clicar nele. Ele vai exibir uma mensagem de alerta. Clique em "Ok". Você vai ver um contrato de licença. Vá clicando em "Rolar para baixo" até que o botão "Aceitar" fique acessível. Clique nele.

Pronto. Está instalado. Finalize a operação clicando no botão "Fechar".

Abra o "documento de texto". Agora, quando digitar, ele vai destacar em vermelho as palavras erradas.

Se digitou um texto em outro lugar, copie e cole nele. Depois, aperte a tecla F7 para iniciar a correção automática, como no Word.

Só mais um benefício do "documento de texto" do BrOffice: se quiser transformar seu texto em PDF, é só clicar em um botão na barra de ferramentas e indicar onde quer salvá-lo. Legal, né!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE