DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Dicas para usar e turbinar o Instagram


O Instagram é uma rede social com fotos feitas exclusivamente por celular. Começou com iPhones e depois se popularizou ao permitir que o aplicativo fosse instalado também em aparelhos com o sistema operacional Android. Para poder fazer parte, é preciso usar celular com Android a partir da versão 2.2 e iOS com no mínimo 4.3. As fotos são sempre quadradas e podem ser compartilhadas ao mesmo tempo no Facebook e Twitter.


COMO USAR
Muitos usuários possuem conta, mas não sabem usar direito. Outros, não entendem ainda como funciona ou até ficaram receosos em usar depois que o Instagram anunciou que comercializaria as imagens, voltando atrás por causa da péssima repercussão.

Neste tutorial, você vai aprender como usar o serviço. Se já for usuário, compartilho alguns aplicativos que ajudam a turbinar o serviço, como colagens e até fotos verticais.

INSTALAÇÃO
O aplicativo do Instagram para Android pode ser baixado na loja da Google (16Mb) ou na Apple Store (14,4Mb).

Ao criar sua conta, escolha um nome de usuário e uma senha. Não esqueça de escolher uma foto para o perfil e preencher seus dados para os amigos encontrarem você mais facilmente.

Se fizer tudo corretamente, seu perfil vai ficar como o meu:


Veja na imagem acima que escolhi o apelido (login) de "jmtaveira". Em "Fotos", aparece a quantidade de imagens que já enviou para o aplicativo. Em "Seguidores", quantas pessoas seguem seu perfil (funciona como o Twitter) e em "Seguindo", quantos você está acompanhando.

Abaixo, um atalho para atualizar seu perfil, que aparece apenas para você. Depois, seu nome completo e as informações que disponibilizar.

Logo após o perfil, aparecem as últimas imagens que enviou.


SEGUIR AMIGOS
Para seguir um amigo, basta procurar usando um ícone de lupa que aparece ao lado do seu perfil. Aliás, para chegar ao seu perfil, toque em um ícone na parte de baixo do aplicativo, um quadrado maior com um quadrado menor, bem no canto direito.

Neste espaço existem também o ícone de uma "casinha", para levá-lo ao mural e ver o que seus amigos publicaram; uma espécie de bússola  para explorar outros conteúdos; e um "coração", para ver quem curtiu suas fotos ou deixou algum comentário.

Voltando ao objetivo de seguir amigos: toque na lupa ao lado do seu nome no perfil. Você será direcionado para uma página de buscas. Em "Usuário", digite o nome de um amigo. Depois, toque em "Procurar por (nome do seu amigo)"

Ao encontrá-lo, toque na foto. No perfil do amigo encontrado, toque em "Seguir"

Outros amigos logo encontrarão seu perfil e vão segui-lo. Para saber quais são os novos seguidores, clique no ícone do "Coração".


USANDO O INSTAGRAM
Há duas formas básicas de enviar fotos para o Instagram. A primeira delas é usar o ícone de "máquina fotográfica" que fica na barra de ferramentas da parte de baixo do aplicativo. Ele vai usar sua câmera do celular e fazer a foto já no tamanho quadrado típico.

A segunda é buscar uma foto em sua galeria. Para encontrá-la, clique também no ícone da "máquina" e depois no ícone de uma "foto". Outra forma é ir direto à sua galeria. Geralmente, o aplicativo se integra ao seu celular. Ao tocar na foto e em "Compartilhar" (Share), você deve encontrar o ícone do Instagram.

Quando a foto for carregada, vai mostrar uma marca quadrada para que defina qual quer recortar para aparecer no seu mural. Selecione, arrastando as bolinhas com o dedo, aumentando ou diminuindo o espaço. Clique em OK para prosseguir ou "Descartar" para tentar outra imagem.


Ao prosseguir, será a vez de aplicar filtros nativos ou efeitos de desfoque.


Veja para que servem os ícones na parte de cima:

Quadrado: inclui uma moldura em alguns dos filtros;
Gota: Desfoca partes da foto. Toque nela e escolha a esfera, por exemplo. Uma área da foto aparece normal e o restante é desfocado. Arraste o ponto sem desfoque para onde quiser; aumente ou diminua usando os dedos como uma pinça - igual aumentar ou diminuir o zoom de uma foto em celulares mais modernos. Clique no xis caso não queira o efeito;
Sol (pelo menos parece com um sol...): Deixa a foto com traços mais escuros;
Ladeira: vira a imagem para a direita.

Há vários filtros na parte de baixo. Vá tocando neles para ver como sua imagem fica melhor. Se não quiser filtro, escolha "Normal". Toque na setinha dupla azul que fica no canto superior direito para publicar sua foto.

Agora, escreva sua legenda da foto.

Se quiser, pode compartilhar ao mesmo tempo em outras redes sociais. Toque nos ícones do Facebook e do Twitter, por exemplo. Para isso, é preciso que permita o aplicativo acessá-los, fornecendo login e senha. Isso será pedido somente na primeira vez - a menos, é claro, que sempre desconecte dos aplicativos depois de usá-los.


Se marcar a opção "Adicionar ao seu mapa de fotos", o sistema vai identificar onde você está pelo GPS e incluir na imagem postada em seu mural.

Quando a foto estiver no ar, seus amigos poderão curtir tocando duas vezes nela ou no ícone do coração. Podem também comentar, tocando no balão de mensagem. Você verá embaixo da imagem quem curtiu ou comentou.


HASHTAGS
Assim como o Twitter, o Instagram possui hashtags para destacar assuntos. São palavras-chave para determinados temas. Para usá-los, use o sinal # antes da palavra, e sem acento. Por exemplo: #chapeu, #aracatuba, #biquini, #birigui, #blog. Você também pode criar os seus. Para divulgar meu blog, por exemplo, uso #blogdozemarcos.

Quando clicar no link, vai ver várias fotos que usaram a mesma marcação.


CITANDO E MARCANDO AMIGOS
Quando quiser chamar a atenção de um amigo, faça como no Facebook: use o @ antes do nome durante a conversa. Por exemplo: @jmtaveira, que é o meu perfil.

Se quiser marcar um amigo na foto, clique em "Adicionar pessoas" quando a foto estiver pronta para ser enviada. Na próxima janela, toque na foto e depois em "Procurar usuário". Digite o nome dele. Ao aparecer, toque nele. Se quiser incluir mais pessoas, repita a operação.

Quando terminar, clique no ícone do canto superior esquerdo para voltar à fase final de compartilhamento. Então, compartilhe. A pessoa que marcou será avisada.


COMPARTILHANDO
Se quiser compartilhar sua foto no Facebook, e-mail, WhatApp ou outro programa, clique nos mesmos três pontinhos abaixo da foto e em seguida escolha "Compartilhar". Detalhe: você só pode fazer isso, por enquanto, com a sua foto.


CONFIGURAÇÕES E PRIVACIDADE DAS FOTOS
Para que autorize novas amizades e apenas seus amigos possam ver suas fotos, vá em seu perfil e toque em três quadradinhos que ficam no canto superior direito. Acesse a área de configurações. Nesta parte, é possível editar seu perfil, trocar a foto, configurar seu compartilhamento e até sair de sua conta.

Toque em "Privacidade da foto" e marque a opção "Fotos privadas".


CORRIGIR TEXTO
Se escreveu alguma coisa errada na legenda da foto, não é possível editar. A única forma, segundo dica do amigo Rafael Lopes, é apagar e escrever outra.

Para isso, basta tocar no ícone do balãozinho de comentário embaixo da foto, como se fosse deixar uma mensagem. Vai surgir o ícone de um lápis no canto superior direito. Toque nele. Ao lado da mensagem, vai  surgir um xis vermelho. Toque nele para apagar, inclusive, alguma mensagem indesejada de amigo.


Depois, basta escrever outra legenda tocando de novo no ícone do balãozinho.


EXCLUIR UMA FOTO
Toque nos três pontinhos que aparecem embaixo da foto que postou. Depois, escolha a opção 'Excluir'.


BLOQUEAR UM USUÁRIO
Para bloquear um usuário que segue, ou não, acesse a conta dele. Ao lado do apelido da pessoa, existem três pontinhos. Clique neles e depois em "Bloquear usuário".

GRAVAR VÍDEO
A versão 4.0 do Instagram permite a gravação e envio de vídeos de 3 a 15 segundos (veja imagem abaixo). O problema é que funciona apenas em celulares a partir do Android 4.1 ou IOS 5.

Você pode tirar suas dúvidas sobre o recurso na Central de Ajuda do próprio Instagram.



EXCLUIR A CONTA
Para excluir sua conta, estranhamente é preciso acessar a internet pelo computador - não há até agora um link para isso na versão para celular. O endereço é https://instagram.com/accounts/remove/request/


DICAS
- O Instagram é uma rede social de fotos dos usuários. Assim, evite sair da proposta, enviando mensagens, pensamentos ou imagens "nada-a-ver";
- Curtir as fotos não custa nada. Então, se gosta que curtam suas imagens, faça o mesmo com os amigos;
- Tudo que é demais, enjoa. Evite enviar foto de tudo, lotando o mural dos amigos;
- Comente, participe, interaja;
- Use, sempre que puder, hashtags em suas fotos.


TURBINANDO O INSTAGRAM
Se você gosta de inovar, instale outros aplicativos relacionados ao Instagram. Vá na loja do Google ou da Apple em seu celular e digite a palavra "Instagram" ou mesmo "Instagram collages", por exemplo. Vão surgir muitas opções para se divertir.

O único problema em aplicativos gratuitos é que vão encher você com publicidade. Mas é só fechar os banner, às vezes de tela inteira, e pronto.

Como tenho Android em meu celular, vou usar a plataforma como exemplo.

Um dos meus prediletos é o Instasize. Com ele, é possível publicar fotos em qualquer tamanho, e até verticais. O "segredo" é aproveitar o espaço quadradão e usar a foto original dentro dele, deixando bordas brancas. Por isso, não aplique filtros quando usá-lo. Veja abaixo como fica uma foto vertical:



Experimente também o Collage Creator. Ele permite usar várias fotos dentro do quadradão do Instagram. Escolha uma foto para cada espaço, aumente usando os dedos como pinça e arraste para a posição que quiser. Depois escolha efeitos diferentes em cada foto, molduras, textos...


Dá até para fazer montagens com uma foto. Basta usar a mesma em todos os espaços, posicioná-las e em cada uma delas dar um efeito diferente, como no exemplo abaixo:

OUTROS APLICATIVOS
Alguns amigos sugeriram seus aplicativos prediletos para Android e iOS (Apple).

- Gabriela Mendonça: Photogrid (Android);
- Paulo Henrique Pampolin: Pic Fx, 100cameras, Leme cam, Hipstamatic e Dynamic light (iOS);
Nathalia Generoso: InstaWeather (Android);
- Lu ZaniPIP Cam, FotoRus e Line Camera (Android);
- Michele Beraldi: Instacollage e Instaeffect (iOS);
João Henrique Firmino: Camera360 Ultimate (Android);
- Neila Storti Moterani: Instaframe (iOS).



NO COMPUTADOR 1
Atualmente, também é possível visualizar fotos, curtir e até comentar pelo computador. Basta acessar https://instagram.com/ pelo navegador e informar seu login e senha.

É possível ainda compartilhar uma determinada foto. Clique nos três pontinhos abaixo da foto e escolha "Ver página da foto". Depois, basta compartilhar o link. (Não é mais possível fazer isso. Aliás, não é possível compartilhar fotos no Instagram, por enquanto, nem no computador. A não ser, é claro, que você copie o endereço da foto na versão para computador e compartilhe no Facebook ou Twitter).


NO COMPUTADOR 2
Existe também uma versão para computador do seu perfil, que pode ser acessada digitando seu endereço. Por exemplo: https://instagram.com/jmtaveira.


É um pouco diferente - as imagens acima de seu perfil ficam mudando automaticamente.

O amigo João Henrique Firmino sugeriu também o Statigram, que é muito completo.



E você, tem alguma sugestão de aplicativo? Se tiver, deixe um comentário!

Tem alguma dúvida? Comente também!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE