DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Entenda a linha do tempo do Facebook

Nova capa do Facebook, com linha do tempo e fotão

Toda mudança gera desconforto. Principalmente, se temos alguma dificuldade para entender à primeira vista. A reação instantânea é não gostar, reclamar e até fazer campanha contra. Aconteceu quando o Orkut mudou. E acontece agora que o Facebook, depois de se popularizar, decide mudar também.

A linha do tempo (timeline), que ainda não está disponível para todos, é muito fácil e prática. Quando a pessoa vê pela primeira vez, fica meio perdida. Mas logo se encontra.

VEJA TAMBÉM - Videoaula: como funciona a linha do tempo

Em breve, o novo layout da conta vai ser padrão. Já está disponível há algum tempo, mas era preciso fazer algumas gambiarras. Agora, há até uma página em português explicando como funciona e com um link para mudar. Se você ainda não mudou, acesse aqui e role a página até o final.

Para entender como funciona sua nova página principal na rede social, pense na linha do tempo como um risco vertical no centro da página. Algo como aquelas marcações que você faz na porta de casa para anotar cada vez que vai crescendo.

A linha do tempo: um risco vertical com várias marcações
Cada vez que posta alguma coisa, aparece uma marca no risco. E se um desses posts for legal, você pode destacá-lo, clicando na estrela - aparece quando passa o mouse sobre o post, no canto superior direito -, deixando um espaço maior para ele. Pode também editá-lo, clicando no lápis.

Passe o mouse sobre o post para destacar ou editar
De repente, vai ver aquele risco vertical cheio de pontos. E todos eles com uma explicação sobre a marcação, ou seja, seu texto, foto, vídeo...

É simples assim. Ponto a ponto.

Os pontos marcam sua linha do tempo
Antes, suas postagens ficavam em ordem cronológica, como um blog: um sobre o outro. Agora, isso é feito de forma mais organizada, por data, e mais bonita.

FOTÃO
Outra coisa bacana na nova página é a foto grande que fica na capa. É possível agora usar uma fotinha para identificar você nos posts e uma grande, de 850px por 315px, retratando uma cena que diga mais sobre você.

Imagem em 850px x 315px dá um tchan no novo visual
Para trocar estas fotos (do perfil e a grande), basta acessar sua capa e passar o mouse sobre elas. Na grande, passe o mouse e arraste para mostrar o trecho da foto que quiser. Se enviar uma no tamanho correto (850x315), ela se encaixa certinha.

MINILINHA DO TEMPO LATERAL
Mais uma novidade: a minilinha do tempo do lado da foto principal. Ali o leitor vai encontrar sua vida de forma cronológica, desde o nascimento até sua educação e empregos.

A minilinha do tempo é um resumo de seu Face por data
Para editar, clique em "Atualizar informações", um botão que fica ao lado do seu nome. Na área "Trabalho e educação", inclua os locais que trabalhou e onde estudou. As datas entrarão automaticamente em sua linha do tempo.

Clique na data para acessar e incluir uma foto e uma descrição. Fica muito legal!

Quando cria uma data de trabalho ou estudo, aparece espaço para foto.

Dá para colocar a foto de quando você era bebê para ilustrar o nascimento
Na linha do tempo, destaque para datas e locais onde estudou

O mesmo destaque com foto para seu local de trabalho
ACRESCENTE EVENTOS IMPORTANTES
Nas configurações, você encontra apenas local de trabalho e estudo, mas a linha do tempo é muito mais que isso. Basta passar o mouse na linha. O cursor vai se transformar em em uma cruz. Clique nela com o botão esquerdo mesmo. Vai aparecer uma janela para postar eventos em qualquer lugar da linha.

Adicione um evento onde quiser na linha do tempo
Quando clicar em "Evento cotidiano", vai aparecer outra janela. Aí você vai encontrar vários momentos de sua vida para acrescentar, como o início de um relacionamento, o nascimento de um filho, uma viagem inesquecível, prêmio que recebeu e até uma tatuagem que fez.

Escolha uma data inesquecível e marque
Se você quiser acessar uma data específica de sua linha do tempo, funciona apenas por ano. Digite, por exemplo, https://www.facebook.com/jmtaveira/timeline/2018 (mude apenas o ano). O Face mostrará os principais destaques deste ano. Você pode editar, destacando (clicando na estrela) o que quiser.

RESUMO
Outra novidade interessante é o resumo de suas informações logo abaixo do fotão e um botão, "Registro de atividades", para você acessar tudo que postou até hoje, também separado por ano.

Amigos, fotos, notas, mapa, além de links para  atualizar informações e ver atividades

MÚSICA, LIVROS, FILMES E OUTROS INTERESSES
Seus interesses não sumiram. Eles agora ficam em "Curtir", na página do seu perfil. Se preferir, vá direto à página digitando https://www.facebook.com/SEUPERFIL/favorites.

NÃO CONSEGUE INSTALAR?
Recebi vários comentários de pessoas com dificuldades para instalar o recurso. Sempre sugeri que limpassem o cache, fizessem o teste em outro navegador e até máquina, mas descobri que outros problemas podem impedir o funcionamento:

- conta aberta recentemente. Aguarde, porque que logo será sugerida a mudança;

- não confirmar um número de celular, o que pode ser feito em https://www.facebook.com/settings?tab=mobile.

DESATIVAR A LINHA DO TEMPO
Se converter sua conta para a nova linha do tempo, não há como desfazer. Mas existe uma extensão que você instala em seu navegador e permite visualizar sua conta na forma antiga. Funciona no Chrome, Firefox e Internet Explorer. Acesse aqui. Role a página até "DOWNLOAD - SELECT YOUR BROWSER". O site detecta qual é o seu navegador e o ícone dele começa a piscar. Clique nele, instale a extensão e depois feche seu navegador. Abra outra vez e acesse sua conta do Facebook, que já deve estar com a versão antiga.

DÚVIDAS?
Se tiver alguma dúvida, poste um comentário!
Se gostou, compartilhe e ajude seus amigos!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE