DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Limpe o cache do Chrome com um clique

Quando você acessa uma página na internet, seu navegador guarda as imagens e outros arquivos para facilitar sua vida na próxima visita. Assim, quando volta ao site, ele abre muito mais rápido. Este recurso é chamado de cache.

O problema é que se o ele ficar muito cheio, pode prejudicar o acesso a muitas páginas e até joguinhos on-line que usam flash. Em vários casos, o site passou por alterações, mas o cache guarda os resquícios da sua última visita e não mostra corretamente o conteúdo.

Muitos internautas até já ouviram falar do recurso e que apagá-lo pode ajudar. Mas não conseguem ou têm alguma dificuldade.

O Chrome, o melhor navegador do Planeta, também passa por esse tipo de problema. Volta e meia a pessoa tem dificuldades em visualizar atualizações no Facebook, por exemplo. Em alguns casos, não aparece nada.

Para ajudar o usuário, o navegador conta com programas que realizam tarefas específicas com apenas um clique. São as extensões. No caso do cache, a mais simples e básica é a Clear Cache, desenvolvido por Benjamin Bojko.

COMO USAR?
Clique aqui para acessar a página da extensão. Depois, clique no botão azul "Usar no Chrome", que fica no canto superior direito, como mostra a imagem abaixo.


Uma segunda caixa de diálogo vai abrir, perguntando se quer realmente instalar. Clique em "Adicionar" e espere a instalação.


Se tudo der certo, vaia aparecer um botão ao lado da sua barra de endereços:


CONFIGURAÇÃO
Para finalizar, clique com o botão direito do mouse no botão e escolha "Opções". Você vai acessar a área de configurações da extensão.


Em "Data to remove" ("Dados para remover"), deixe marcado apenas "Cache". A não ser, é claro, que queira apagar outras coisas...

Em "Time Period" ("Período de tempo"), você pode escolher entre Last Hour (Última hora), Last Day (Último dia), Last Week (Última semana), Last Month (Último mês) ou Everything (Tudo). Eu prefiro "Everything". Mas a decisão é sua.

Agora, sempre que achar o navegador estranho, basta clicar no botão que aparece na frente da barra de endereços e "bazinga!": seu cache será limpo na hora.

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário! Gostou? Compartilhe com os amigos!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE