DESTAQUES

10/random/ticker-posts

A Companhia dos Blogueiros é criada


Em uma reunião histórica na Secretaria de Cultura de Araçatuba no último dia 20, embaixo de muita chuva e ao som do ensaio da fanfarra municipal, nasceu a Companhia dos Blogueiros, uma espécie de clube ou sindicato que pretende reunir a categoria em Araçatuba e até na região. E melhor ainda: um blogueiro terá cadeira no CMPCA (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba), cujo projeto vai ser votado nesta segunda-feira (24), pela Câmara dos Vereadores.

A criação da Companhia surgiu com a iniciativa do secretário de Cultura de Araçatuba, Hélio Consolaro, que decidiu reunir blogueiros da cidade para saber o que pensam e dar sugestões. Uma atitude inédita, pois é a primeira vez que uma autoridade pública de nossa região - e possivelmente em todo o Estado - decidiu valorizar o trabalho na blogosfera.

Era uma noite chuvosa e apenas seis pessoas participaram do encontro. Quatro delas são blogueiros: o próprio Consolaro, eu, Gustavo Alves e André Bernardes. Também marcaram presença a presidente do Conselho Municipal da Cultura, Salomé Macedo, que possui um site e batizou a Companhia de Blogueiros; e Neire Santos, namorada de André e "gerente" do blog dele.

A Neire fez a foto oficial acima com os fundadores da Companhia: Consolaro (esq), Zemarcos, Gustavo e André, e Salomé em pé.


UM BLOGUEIRO EM CONSELHO
Pelo projeto que será votado nesta segunda-feira, o CMPCA (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba) será um órgão normativo, propositivo, orientador, consultivo, recursal, deliberativo e fiscalizador das ações culturais do município.

"Ou seja: o CMPCA vai participar ativamente de toda a elaboração e execução das políticas culturais no município. E é a primeira vez que os agentes culturais como um todo conseguem isso com força de lei", explicou Salomé.

O CMPCA terá 41 cadeiras – cada uma com um conselheiro e um suplente -, abarcando praticamente todos os segmentos da atividade cultural, de artistas a técnicos, de entidades difusoras a empresas produtoras de espetáculos, do poder público às associações culturais.

"Araçatuba ganha uma legislação moderna, em termos de conselhos. A ponto de algumas cidades já terem manifestado interesse em ter nossa lei como modelo para a reorganizar sua vida cultural, como Votuporanga, Ilha Solteira, Marília e Birigui. E, de quebra, o CMPCA é um dos primeiros a oferecer uma vaga para as mídias livres. E que a Companhia dos Blogueiros seja mais que bem-vinda", destaca Salomé.

Assista vídeo com os participantes da reunião:


NOVA REUNIÃO COM BLOGUEIROS
Hélio Consolaro e Salomé Macedo farão uma nova reunião com blogueiros no dia 16 de setembro, às 20h, também na Casa da Cultura Adelino Brandão, na rua Anita Garibaldi, 75 - ao lado do Calçadão da Marechal, no Centro.

Vamos discutir como a Companhia vai funcionar e como seus integrantes serão cadastrados, entre outros. Devemos preparar e apresentar uma logomarca que funcionará como selo para os blogs.

Então, contamos com sua presença. Ajude a divulgar o novo encontro e nossa entidade.

Vamos nos unir para sermos mais fortes e até, quem sabe em um futuro próximo, conquistar uma cadeira na AAL (Academia Araçatubense de Letras). Afinal, usamos a blogosfera para divulgar nossos trabalhos tanto quanto qualquer escritor de livros tradicionais...

Ou então, podemos criar a AAB (Academia Araçatubense de Blogueiros)... rs


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE