DESTAQUES

10/random/ticker-posts

A todos os mestres, com muito carinho

Sidney Poitier em 1966 e hoje, com 82 anos

Tenho muito orgulho de ser professor. Acho que não vale a pena aprender se você não pode ensinar, compartilhar.

Li em algum lugar uma pergunta: você se lembra de um professor em especial? Eu me lembro! Ele se chamava Afonso, era professor de música no colegial, na EEPSG Deputado Silva Prado, em São Paulo, onde estudei até vir para o interior, com 14 anos. Não me lembro seu sobrenome, mas ele tinha um conservatório musical na Penha chamado Bella Bartok.

O professor Afonso me marcou porque acreditou em mim. Naquela época, eu fazia peças teatrais com músicas da dupla sertaneja Léo Canhoto e Robertinho. Eram histórias de um pistoleiro que matava todo mundo, o Rock Bravo, de um lobisomem fajuto e de um machão que apanhava da mulher. Depois de a gente se apresentar para a escola toda, em todos os períodos, ele nos levou para um "show" em uma festa em uma mansão, e até para o Playcenter.

Depois que saí de São Paulo, nunca mais ouvi falar dele. Deve estar bem velhinho se estiver vivo. Gostaria muito de abraçá-lo outra vez... Dizer o quanto agradeço por tudo que fez de bom com aquele menino e seus amigos.

Neste Dia dos Professores, aproveito uma das cenas mais lindas do cinema para homenagear todos aqueles mestres que me ajudaram nesta vida, e também meus colegas de trabalho.

No vídeo abaixo, em uma festa de formatura, o professor Mark Thackeray, interpretado por Sidney Poitier, é homenageado pela turma com um presente e uma linda canção: "To sir with love", ou seja, "Ao mestre, com carinho", imortalizada pela voz suave da cantora Lulu. É emocionante porque a turma era problemática e ele batalhou muito para conseguir mudá-la.

O filme é de 1966 e até hoje é lembrado como um símbolo dos professores do mundo todo. Assisto hoje com outros olhos, vendo como ele lida com a turma, tentando me colocar em seu lugar, vendo sua didática...

Fico emocionado com a reação dele no final, que não consegue falar nada após a homenagem. Aliás, Sidney Poitier está hoje com 82 anos hoje, conforme você pode conferir nas fotos acima.

ASSISTA AO TRECHO DO FILME:


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE