DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Tutorial: crie e turbine seu blog


Quando decidi criar meu primeiro blog, em 2006, tinha dois objetivos: aprender a mexer nesta ferramenta da web 2.0, que permite escrever o que se pensa com total liberdade, e ter um espaço para divulgar textos antigos e novos. Não sabia o que fazer, como divulgar o blog, como chamar a atenção dos amigos para ler e participar, obter comentários...

Com o tempo, me empolguei. Escrevia sobre os colegas de trabalho, criava seções, enfim, recorria ao que achava que era bacana. E comecei a ter o retorno dos amigos, a receber colaborações por e-mail, acessos e comentários.

O espaço acabou no primeiro blog, o que me motivou a criar uma conta no Blogger e registrar um domínio, tornando o espaço um pouco mais profissional. Hoje, mantenho três blogs - além deste, Clipelândia e Cia. dos Blogueiros - e acredito ter aprendido um pouco para compartilhar com você.

Não vou entrar em detalhes técnicos. Há muitos blogs dedicados a este trabalho. Minha intenção com este tutorial é orientar os primeiros passos de quem pretende criar seu espaço na internet e ajudar, com uma linguagem simples, a turbiná-lo um pouco.

OBJETIVO
Se você decidiu criar seu blog, tenha em mente um objetivo. O que vai escrever nele? É uma pergunta difícil, principalmente para que tem o tempo curto, mas quer compartilhar suas ideias. O tema é muito importante. Quando tiver isso em mente, o resto não é difícil.

TEMPO
Se quer virar blogueiro, dedique um tempo a isso. Não adianta postar uma vez por mês e querer que as pessoas acessem todo dia, por exemplo. Dedique-se ao seu trabalho da mesma forma que gostaria de receber a dedicação do internauta. Se tiver novos posts com frequência, sempre terá visitas. Mas tenha calma, isso não é de uma hora para outra. Cada um conquista seu espaço com o tempo. E com criatividade.

NAVEGADOR
Uma coisa é muito importante antes de mexer com tecnologias disponíveis na internet: ter um navegador - programa que você usa para acessar a internet - atualizado. Senão, muita coisa não vai funcionar.

CRIANDO O BLOG
O Blogger, criado pelo Google, é o melhor. Há quem considere o Wordpress. Teste os dois. Este tutorial será com a ajuda do primeiro, uma espécie de Gol da Volkswagen: pode não ser tão bom assim, mas é o mais prático e muito, mas muito usado.

Acesse www.blogger.com e clique em "Criar um blog". Siga as instruções e preencha o cadastro.

UM NOME
Escolha um nome fácil para o seu blog e em português. Não utilize símbolos e nada que dificulte as pessoas de lembrarem. Lembre-se que seu endereço será www.nomequeescolheu.blogspot.com.

MODELO (TEMPLATE)
Quando terminar o cadastro, escolha o modelo "Mínima". Pronto. Você já tem a base.

Agora, vamos escolher uma "roupa" moderna para ele, acessando www.btemplates.com. É um dos melhores sites da web especializados neste serviço.

Veja que o "Btemplates" é em inglês dividido em várias categorias. Então, tenha a paciência de olhar muito para ver qual é a do seu gosto, baseado no seu objetivo. Dica: use fundo branco se for usar textos; facilita muito a leitura.

Quando escolher a template, clique na imagem correspondente e depois em "Live demo" para ver como fica na tela. Para baixar, clique no link "Download".

A template, que nada mais é do que um arquivo no código XML, e virá compactada. Descompacte-a e guarde o XML em uma pasta do seu computador - dica: crie uma pasta específica para guardá-las.

Volte ao gerenciador do blog. Clique em "Layout" e na aba "Editar HTML". Antes de fazer qualquer teste, baixe sua template original clicando em "Baixar modelo completo" - dica: faça sempre isso antes e depois de incluir novos recursos.

O Blogger vai criar um arquivo XML automaticamente, que poderá ser usado para reverter qualquer problema.

Para instalar a template que gostou, clique em "Enviar arquivo", encontre o XML que copiou do "Btemplates" e depois clique no botão "Fazer upload". Se o sistema perguntar se quer substituir alguma coisa, clique em sim. Se não gostou, vá testando outras templates da mesma forma.

PERSONALIZAR
Para deixar o blog com seus dados e os títulos das seções em português - caso a template que tenha baixado esteja em inglês -, vá em "Layout" e depois "Elementos da página". Você vai se deparar com o "esqueleto" do blog.

Para mudar o nome do blog, clique em "Editar" na área abaixo do "Navbar". Escolha o título e digite um texto de apresentação.

ADICIONAR UM APLICATIVO
O Blogger oferece vários aplicativos para você incrementar sua página. Para instalar, basta clicar em "Adicionar um gadget" e escolher um. Depois, arraste para onde quiser no "esqueleto" do blog.

POSTAR
Para escrever seu texto, vá em "Postagem". Escolha sempre um título atrativo.

Embaixo do texto, clique no link "Opções de postagem". Nesta área, você pode permitir comentários ou não, além de agendar a hora que seus textos entram no ar.

MODELO DE POSTAGEM
Se quiser que apareça algum texto em cada postagem como padrão ou HTML, vá em "Configurações" e depois clique em "Postagens e comentários" no menu esquerdo. Em "Postagens", vc encontrará "Modelo de postagem" No espaço em branco, preencha os dados do seu modelo de postagem. Para finalizar, clique em "Salvar configuração". Toda vez que criar uma postagem, o texto ou HTML aparece lá.

MARCADORES
Os marcadores também são conhecidos como tags. São palavras-chave que ajudam os buscadores (Google, Bing, Yahoo, entre outros) ou até mesmo o próprio blog a encontra determinados assuntos. Você pode usá-los também para criar seções específicas, como "Dica de tecnologia", "Vídeos", "Música" ou coisas assim. Dica: use os marcadores sem acento.

FOTOS
O Blogger é tão perfeccionista que você pode usá-lo para enviar suas fotos sem precisar de um serviço de hospedagem, e até escolher onde quer que uma miniatura fique no seu texto. Para isso, clique no ícone "Adicionar imagem" na aba "Escrever".

VÍDEO
Usar vídeos é uma das melhores coisas que a web 2.0 permite. O Blogger também hospeda para você. Basta clicar no ícone "Adicionar vídeo" na aba "Escrever". Ele será incorporado no blog automaticamente assim que for enviado (upload).

É possível também usar vídeos do Youtube ou qualquer outro serviço que ofereça um código de incorporação (embed). No Youtube, copie o código na área "Incorporar", no menu da direita. Desmarque a opção "Incluir vídeos relacionados" se não quiser que apareçam sugestões ao final. Escolha também uma cor ou um tamanho específico, se quiser.

Na área de "Postagem" do painel do Blogger, clique na aba "Editar HTML". Cole o código lá. Faça testes para que a tela do vídeo não ultrapasse o espaço de texto, senão fica muito feio.

ÁUDIO
Um bom lugar para hospedar áudio é o UOL Mais. Crie uma conta clicando no link "Entrar". É uma comunidade virtual em que é possível hospedar vídeos, fotos, áudios e texto.

Em "Publicar", clique em "Áudio". A seguir, envie o seu arquivo. O sistema vai postar o áudio em sua comunidade. Clique no post criado no "UOLMais" e depois copie o código na área "Código Embed". Para incluir no seu blog, use também a área "Editar HTML" em "Postagem".

Outros sites especializados em hospedar gratuitamente arquivos de áudio:
  1. Divshare, em inglês;
  2. Aimini, em inglês.

DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Para possibilitar que seus leitores façam o download de documentos ou arquivos, uma boa opção é o Skydrive, serviço da Microsoft. Para usá-lo, basta ter uma conta no serviço Windows Live. Você pode usar a mesma que acessa seu comunicador instantâneo "MSN Messenger".

O serviço está em português. Você pode criar pastas específicas e depois compartilhar o arquivo usando o código que ele fornece na área "Inserir". Basta copiar e colar em seu blog, na aba "Editar HTML".

TWITTER
Use as redes sociais para divulgar seu trabalho. Crie contas no Orkut, Facebook, Myspace e principalmente no Twitter. Este último é a forma mais rápida de comunicação do Planeta. Para criar sua conta e saber como tuitar, leia tutorial que fiz a respeito.

SAIBA SEMPRE MAIS
Nunca deixe de pesquisar para incrementar seu blog e aprender com quem tem mais experiência. Existem alguns blogs especializados em incrementar ainda mais seu espaço na rede mundial de computadores:

Usuário compulsivo;
Dicas Blogger;
Ferramentas Blog.

COMENTÁRIOS
E, para finalizar, visite blogs e sempre faça seus comentários. Não peça para visitarem o seu, pois isso vai acontecer normalmente.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE