DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Uma nova forma de comentar no blog


Os comentários em blogs são cada vez mais raros. Comemoro muito quando hoje recebo um aqui neste espaço, que já registrou mais de 12 mil opiniões nos bons tempos.

Mesmo assim, fico sempre imaginando uma forma de melhorar essa interatividade, que caiu muito com o sucesso das redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook. Coisas da internet...

Para integrar o blog com as redes sociais, instalei o Disqus, um sistema de gerenciamento de comentários que dá um banho de tecnologia no Blogger.

Em primeiro lugar, você pode usar sua conta justamente nas redes sociais para comentar por aqui também. Assim, vai aparecer sua foto do perfil do Twitter, Facebook, OpenID (o endereço de seu site ou blog), Yahoo ou do próprio Disqus.

Basta clicar em um dos botões antes de deixar seu recado. Quando abrir uma janela pedindo permissão para interagir com sua conta, basta aceitar.


Se você não tiver conta em rede social, também pode comentar. Basta escrever seu texto e depois clicar no botão "Comentar como..." Vai abrir uma janela como esta:

 Em "Your email", você coloca um e-mail válido. Em "Your name", o seu nome.

Se quiser receber por e-mail outros comentários a respeito do assunto em que deu sua opinião, basta marcar a opção e depois clicar em "Post comment". Você percebeu que o sistema não é perfeito, pois mistura português com inglês, mas não tira seus méritos.

Outra função do Disqus é, assim como no Facebook, marcar se gostou ou não do post. Isso independe de conta em qualquer lugar. Basta clicar nos ícones:


Outra coisa bacana é que o sistema mostra primeiro os comentários mais recentes. Ao contrário do Blogger, que deixa por último. Mas se você não gostar, pode mudar também na área "Ordenar como" (se tiver vários comentários, é claro).

Agora, uma das partes mais legais: o avatar do comentarista fica grande e com destaque. E você pode responder a um deles especificamente, clicando no botão "Responder" logo abaixo do texto. Sua mensagem vai aparecer embaixo da dele e não no fim dos comentários, como é tradicional no Blogger.

E se achou o comentário legal, pode também se expressar, clicando em "Gostei".

Veja o exemplo abaixo, em uma conversa com minha amada amante:


Se você é blogueiro e quer instalar o Disqus também, basta acessar o site oficial do sistema. É gratuito. Está em inglês, mas é muito intuitivo.

Quando instalar, você precisa desabilitar o sistema atual do Blogger e depois, no Disqus, importar os comentários existentes em seu blog. Não perde nada.

Se tiver dúvidas na instalação e quiser uma força, basta deixar um comentário.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE