DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Facebook aposenta o botão 'Compartilhar'

Botão 'Compartilhar' deu lugar ao 'Recomendar': e o usuário que se vire...

Sem se preocupar com os usuários, o Facebook decidiu aposentar compulsoriamente o botão "Compartilhar" (Share) usado em sites e blogs. Li na internet que a decisão foi tomada há algum tempo, mas se a rede social pensasse realmente nas pessoas, teria encontrado uma solução em vez de o recurso simplesmente sumir, como substituí-lo automaticamente.

Agora, a não ser que você faça uma adaptação, como vi em alguns blogs, só está disponível o botão "Recomendar", que não faz a mesma coisa, além de ser mais feio...

Meu blog foi um dos prejudicados. Precisei gastar um dia inteiro pesquisando para encontrar uma solução que não deixasse zerados os posts compartilhados.

Para compreender melhor: o botão "Compartilhar" permitia divulgar um texto na sua linha do tempo, em uma página de fã e em um grupo. Exibia um contador e ainda permitia escolher uma imagem entre várias que estivessem em sua página. No Blogger, onde hospedo meu blog, isso é feito com os botões nativos de compartilhamento, mas não há contador, o que perde a graça.

Já o "Curtir" publica automaticamente em sua linha do tempo e não permite compartilhar em um grupo por exemplo. O "Recomendar" ainda abre uma janela para você escrever alguma coisa junto com a recomendação:

'Recomendar' permite publicar o post apenas em sua linha do tempo

Mesmo não oferecendo mais personalizar o botão "Compartilhar", o Facebook ainda permitia que o plugin funcionasse. Há alguns dias, encerrou de vez o sistema, deixando apenas um texto no lugar, como "Compartilhar" ou "Share".


A solução mais óbvia é personalizar o "Like Button" na página oficial do recurso. Seria se os códigos oferecidos funcionassem corretamente no Blogger. Você segue as orientações e, na hora de salvar, o sistema aponta erros...

Consegui resolver usando o código abaixo:


Escolhi o botão "Recomendar" em vez de "Curtir". O motivo é simples: e se o seu texto for triste, sobre uma tragédia, por exemplo. Como curtir isso?
 Para poder compartilhar em grupos, enviar o post para algum amigo específico de sua rede de amigos no Face ou até indicar por e-mail, é preciso manter junto o "Sent", ou "Enviar":
Para fazer uma parte do que o 'Compartilhar' fazia, é preciso usar o 'Send' junto


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE