DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Saiba configurar sua privacidade no Facebook

Não acredite em boatos! Pesquise antes de compartilhar 

internauta vive com medo de invasão de privacidade. Basta qualquer boato lançado no Facebook que logo cai e ainda compartilha com os amigos, sentindo-se mais seguro.

No mais recente, afirmam que saiu reportagem no programa Fantástico, da TV Globo, para ensinar como se proteger, pedindo aos amigos para clicar na sua foto do perfil com o botão direito, etc... Mais uma mentira!

Antes de compartilhar estas coisas, é preciso pesquisar. Procure em sites de notícias relacionadas com tecnologias, por exemplo. Estes espaços estão sempre à procura de notícia e, se for verdade, certamente vão publicar alguma coisa.

Quem espalha esses boatos na internet quer se aproveitar do usuário sem muito conhecimento sobre o tema ou até da ingenuidade das pessoas.

Enfim, para não cair mais nestes contos do vigário, o internauta precisa se conscientizar primeiro de uma coisa muito simples:

NÃO EXISTE PRIVACIDADE NA INTERNET!!!

Tudo que você faz na rede mundial de computadores fica registrado. Os sites que você visita, os downloads que realiza... Experimente digitar seu nome no Google. Vai aparecer até seu endereço e telefone em listas telefônicas virtuais.

Aliás, o Google é o maior Big Brother de todos. O site armazena suas informações para lhe oferecer propagandas personalizadas em suas pesquisas e até no e-mail. E qualquer outro serviço, gratuito ou pago, faz a mesma coisa.

No Facebook, o máximo que pode fazer é impedir que pessoas que não são suas amigas vejam suas postagens. É simples e não precisa de qualquer "campanha de ajuda",

COMO FAZER
Para isso, basta clicar em "Configurações de privacidade" e marcar "Amigos". Depois, em "Como conectar", clique no link "Editar configurações" e escolha quem pode lhe enviar mensagens ou solicitar amizades.


Quando for postar alguma coisa (texto, foto ou vídeo), fique atento ao ícone ao lado do botão publicar. Clique nele e veja que há algumas opções: público, amigos, somente eu e personalizado. Este último serve para enviar a um grupo específico, por exemplo.


Mexa nestas configurações e desencane com o resto. Pense que está em uma rede social, cujo objetivo é compartilhar informações.

Se não quiser se expor demais, não coloque informações sobre sua vida pessoal, bens materiais, fotos de crianças ou de sua família, etc.

Ou saia do Facebook. Ou saia da internet.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE