DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Sky FM: música sem papo no celular


Sempre fui viciado em ouvir rádio. O problema em muitos casos é o excesso de papo de alguns locutores que se acham estrelas, cantam junto com a música, assoviam, não sabem falar corretamente... Ou então muitas propagandas do tipo: "O show mais esperado do ano...", "Você não pode perder..." Sem contar a modinha dos bundanejos universitários, um desacato para os ouvidos de quem gosta de sertanejo de verdade!

Já procurei diversos aplicativos de FM e encontrei alguns bons, mas nenhum como a Sky FM. É um serviço de streaming americano que pode ser usado no computador, acessando a página oficial, ou nos celulares e tablets. E por que é melhor? Porque não tem papo e nem agride seus ouvidos com letras de música que só falam de balada e bebedeira! E a única propaganda que passa de vez em quando é da própria emissora virtual, em inglês, com vozes muito bonitas!

Além desses benefícios, a Sky FM (Atualização: a webradio mudou para Radiotunes) é gratuita e separa seus programas por estilos. Há um espaço para músicas brasileiras, mas apenas bossa nova, interpretadas por brasileiros e americanos.
Acesse aqui o site oficial;
Instale aqui o aplicativo para Android;
Instale aqui o aplicativo para iOS;
Instale aqui o aplicativo para Windows Phone;

NO SITE
Para ouvir música pelo site, basta escolher um estilo. A página está em inglês, mas é muito intuitiva. Passe o cursor do mouse sobre um deles e clique. Você será direcionado para a página que escolheu.


Se escolher "BEST OF THE 80'S" ("O MELHOR DOS ANOS 80"), por exemplo, a página será acessada e começará a tocar automaticamente usando o flash instalado em seu computador, como na imagem abaixo:


Se a página não abrir ou se quiser outra opção, você pode mudar a configuração para que as músicas abram usando programas instalados em seu computador, como Winamp ou iTunes. Para isso, basta clicar na área de configurações representada por uma rodinha dentada, como na imagem abaixo, escolher o serviço e salvar.


Em "Now Playing", você descobre a música que está tocando neste momento. Para comentar, curtir ou compartilhar, é preciso ter uma conta no serviço e estar logado. É gratuito também e vai usá-la para conseguir acessar a Sky FM pelo aplicativo do celular. Clique em "Sign up", no canto superior direito da tela, informe um e-mail, uma senha e pronto!


É possível ainda adicionar o estilo aos seus favoritos, clicando no ícone de estrela. Para compartilhar no Facebook e Twitter, ou enviar por e-mail, clique no ícone tradicional de redes sociais:


NO CELULAR
Ao instalar o aplicativo, ele vai pedir um cadastro gratuito. Assim, informe um e uma senha. Funciona da mesma forma que no site. Basta escolhe um estilo e tocar nele para começar a tocar:



Para economizar banda, automaticamente o aplicativo vai oferecer qualidade média para acesso via wifi e baixa para 3G. Se quiser mudar, clique no ícone de configurações. No Android mais recente, é representado geralmente por três pontos na vertical, como na imagem abaixo, mas pode variar em outros aparelhos e sistemas um pouco antigos:


Toque em "Settings". Na página, mude apenas a configuração na área "Basic Bandwidth Settings". Em "Cellular", mantenha "Low", afinal o 3G brasileiro é uma porcaria. Em "WiFi", se tiver uma boa internet em banda larga, pode mudar para "Medium", o que mudará para qualidade de MP3. Mais qualidade que isso, só assinando a conta premium, que também elimina banners.


Quando estiver em algum canal (estilo), clique no botão de configurações. Você verá que é possível programar o app da Sky FM para desligar sozinho (Sleep Timer), ver o quanto de banda de internet (3G e wifi) está consumindo em "Data Usage Details" e adicionar o canal aos favoritos (Add to Favorites).



Para sair do aplicativo, basta tocar em "Configurações" (os três pontos verticais) outra vez e depois em "Quit".

SONY XPERIA
Uma das vantagens do celular Sony Xperia é que o aplicativo se integra à tela de bloqueio. Pelo menos é assim no meu Xperia ZQ. Quando você desativa a tela e depois volta, ele mostra a imagem do canal que está ouvindo e a música que tocando na tela de bloqueio:


CONCLUSÃO
O aplicativo da Sky FM é ótimo para quem gosta de rádio, mas quer pouco papo e muita música. O consumo pelo 3G é pequeno e a qualidade das músicas é ótima, mesmo no streaming menor.  Experimente!


ATUALIZAÇÃO EM 13/01/2015
O nome da emissora agora é Radiotunes. O endereço foi alterado no início deste texto.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE