DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Maxthon, um ótimo navegador para celular


Existem diversos navegadores para usar em seu smartphone. O mais popular é o Chrome, que já vem instalado nas novas versões do sistema operacional da Google, o Android. Outros que fazem sucesso são o Firefox e o Opera. Todos muito bons.

Mas a grata surpresa chama-se Maxthon (pronuncia-se "Méxfon"). É muito rápido para navegar, inclusive na nossa lenta 3G brasileira. E possui versões para os principais sistemas operacionais. Em um celular com Android, por exemplo, ocupa um espaço total de 15Mb. O Chrome, 95Mb.

Além da rapidez para navegar e totalmente em português brasileiro, o Maxthon usa contas para sincronizar seus favoritos e configurações nas nuvens. Assim, se precisar trocar de celular ou mesmo usar dois dispositivos diferentes, basta se conectar.

Por falar em nuvem, você pode guardar lá arquivos que encontrar durante a navegação, usando seu cadastro no sistema. E depois compartilhar entre seus dispositivos (smartphone, tablet...)

O Maxthon não é novo. Antigamente, era chamado de MyIE2, por ser baseado em mecanismos do Internet Explorer.

INSTALAÇÃO
Para baixar o navegador mobile, escolha seu sistema operacional:



CRIAR CONTA E PERSONALIZAR
Quando abrir o navegador pela primeira vez, a página de acesso rápido virá com vários ícones de sites parceiros. Antes de personalizar, crie uma conta no sistema usando seu e-mail, Twitter ou Facebook, conforme a imagem abaixo:


Por que fazer isso antes de personalizar? Talvez por um bug (erro) do Maxthon, ele apaga tudo que personalizou quando começa a sincronização. Então, resumindo: crie uma conta assim que instalar o aplicativo. Sincronize e depois personalize.

PERSONALIZAÇÃO
O browser oferece duas abas na página inicial. Do lado esquerdo, "Acesso rápido", onde você instala seus favoritos. Para começar, elimine os atalhos que não gostar. Toque nele uma vez e mantenha. Vão aparecer xis nos cantos dos ícones. Para eliminá-los, toque neles. Para mudar a posição, basta arrastar quando estiverem mostrando o xis vermelho.

Se fizer tudo certo, poderá ficar como no meu celular:


Infelizmente, o sistema não cria pastas ao jogar um ícone sobre o outro, como faz o Opera. Veja que existe um quadrado em branco com um sinal de adição. Toque nele para adicionar uma página. Ou simplesmente digite o endereço que quiser, depois toque na estrelinha na barra de tarefas cinza. Escolha onde quer adicionar a página - para incluir no acesso rápido, escolha o ícone dos quadradinhos. É possível até criar um atalho em sua área de trabalho.

No lado direito da página existe o "NewBites". São sites de notícias oferecidos pelo navegador para você seguir suas atualizações por RSS:


CONFIGURAÇÕES
Na barra de tarefas que fica na parte inferior, ao clicar no ícone com três risquinhos horizontais, você acessa várias configurações adicionais:


PRIVADO: navegação em modo privado;
TELA BRILHANTE: a tela fica mais clara;
NOITE: a tela fica mais escura;
DESLIGAR IMAGENS: as imagens não carregam nos sites;
TELA CHEIA: exibição em tela cheia;
UA: escolha uma forma de visualizar o conteúdo entre sistemas operacionais;
LOCK TOOLBAR: bloqueia a barra de tarefas;
SAIR: você fecha o navegador.

Existem ainda os ícones:

ESTRELA: gerenciador de favoritos;
RELÓGIO: histórico do navegador;
NUVEM: seus arquivos armazenados no sistema;
SETA PARA BAIXO: histórico de downloads e itens guardado nas nuvens;
RODA DENTADA: configurações avançadas do navegador. Nesta área, você pode fazer várias adaptações, limpar cache, mudar pasta de downloads e tornar o browser padrão - será usado automaticamente toda vez que o sistema precisar abrir um site.

VALE A PENA?
Sim! Apesar de ser fã do Opera, uso o Maxthon como navegador mobile padrão. É simples, leve e rápido. E muito fácil de configurar.

Existe também a versão para desktop, ou seja, para usar no seu computador. Testei e achei muito bom, pois também é rápido, usa extensões e contas. Mas neste caso ainda prefiro o Chrome.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE