Autismo: campanha de conscientização

Texto enviado por
Cristina Pires


Na noite de 1º de abril, o prédio Empire State, em Nova York, estará aceso com luzes azuis em conscientização sobre o Dia do Autismo, celebrado em 2 de abril. A campanha está sendo divulgada no mundo todo para que as pessoas possam acender uma luz azul em suas casas.


Coisas que você pode fazer para ajudar na conscientização do autismo:

  1. Usar um pingente azul com o desenho de uma peça de quebra-cabeça durante todo o mês de abril, e quando as pessoas perguntarem para você, fale sobre o autismo e o motivo de estar usando.

  2. Mudar as fotos do Orkut e perfil no Twitter ou Facebook com a peça do quebra-cabeça azul ou com a logo da campanha "Light it up blue" e repassar para 10 amigos.

  3. Digitar todos os seus e-mails em azul e colocar a logo "Light it up blue" na assinatura durante todo o mês de abril.

  4. No dia 2 de abril, vestir uma peça de roupa azul, camiseta ou calça e pedir pra seus amigos, familiares ou colegas de trabalho pra vestir também, tirar fotos e repassá-las. Se possível, colocá-las nas galerias do Flickr, Orkut, Twitter e Facebook.

  5. Cozinhar um bolo com o desenho da peça azul do quebra-cabeça, de preferência todo em azul, e levar para a escola ou o trabalho e dividir com seus amigos, explicando o motivo da comemoração.

  6. Igrejas e congregações podem avisar os responsáveis para que falem do dia em seus cultos, missas, celebrações, etc.
Existem várias maneiras de participar! O importante é fazer a nossa parte para divulgar o máximo sobre o autismo. Assim, vamos ajudar na conscientização das pessoas e, consequentement,e conseguir um futuro melhor para muitas crianças autistas.

  • Acesse o site da campanha, em inglês, para ver galeria de fotos dos prédios que estarão azuis nos Estados Unidos e no resto do mundo.

  • Acesse o site em português e saiba mais sobre o autismo.

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).