Em quem votar? Em quem confiar?

João Plenário, personagem que representa
os tantos corruptos de nosso país
Depois de quase 40 anos de idade, metade deles trabalhando como jornalista, fica difícil ter esperança em mais algum candidato. Confesso a você que ainda não sei em quem votar. Cansei de ter esperança...

Época de eleição é sempre a mesma coisa: todo mundo sabe o que fazer, quem está no poder fez tudo errado e há um monte de gente garantindo que haverá renovação. Então, me pergunto: renovação do quê? De corruptos?

Se todo candidato sabe o que fazer, por que não faz quando assume o cargo?

Pior do que isso é ver um monte de candidato condenado ou processado pela Justiça por usar e abusar do dinheiro público pedindo voto outra vez, na maior cara de pau. E o povo vai lá em vota! Depois, reclama da vida...

Acho que um dos candidatos mais "corretos" até agora é o Tiririca, porque pede voto para que possa ajudar os mais necessitados, inclusive a própria família, e não promete nada, não fica mentindo ou lendo texto pronto. Não vai fazer mesmo! E aposto que será eleito por que quer "protestar".

Seleção de imagens da campanha de Tiririca, hit na internet

Lembro-me, por exemplo, do falecido Enéas. Sempre aparecia com aquela barba e óculos enormes, bradava um monte de coisas e dizia seu nome no final, com cara de bravo. Foi eleito deputado, virou um cordeirinho e... O que foi que ele fez mesmo? Nada!!!

E os artistas eleitos pelos fãs? Qual deles você viu fazendo a diferença? E há um montão fazendo campanha. E os fãs vão lá e votam. E depois reclamam da vida...

Política é troca de favores, infelizmente. O candidato é obrigado a dar cargos para um monte de gente que "trabalhou" em sua campanha. É preciso empregar muitos vagabundos e o dinheiro não sobra para ajudar a população, mesmo que quisesse.

Um amigo vereador certa vez me confessou: ou você entra na panelinha ou não consegue aprovar nada. O que dizer de um vereador eleito para fiscalizar e depois virar defensor com unhas e dentes de um prefeito? E os deputados e senadores que fazem isso com governadores e presidente? E depois quem votou neles vota de novo, mas não esquece de reclamar da vida e do governo...

Aliás, pior ainda é ficar vendo aqueles coitados pedalando pela cidade com fotos de candidatos, parados em cruzamentos agitando bandeiras ou mesmo caminhões com som alto pedindo voto, atrapalhando o trânsito. Quem é que decide em quem votar por isso? Eu mesmo incluo na minha enorme lista negra.

Em quem votar? Em quem ter esperança? Não sei, cansei de reclamar da vida....

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista com especialização em Comunicação Social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).