VEJA TAMBÉM - Videoaula: como funciona a linha do tempo
![]() |
| Nova capa do Facebook, com linha do tempo e fotão |
A linha do tempo (timeline), que ainda não está disponível para todos, é muito fácil e prática. Quando a pessoa vê pela primeira vez, fica meio perdida. Mas logo se encontra.
Em breve, o novo layout da conta vai ser padrão. Já está disponível há algum tempo, mas era preciso fazer algumas gambiarras. Agora, há até uma página em português explicando como funciona e com um link para mudar. Se você ainda não mudou, acesse aqui.
Para entender como funciona sua nova página principal na rede social, pense na linha do tempo como um risco vertical no centro da página. Algo como aquelas marcações que você faz na porta de casa para anotar cada vez que vai crescendo.
![]() |
| A linha do tempo: um risco vertical com várias marcações |
![]() |
| Passe o mouse sobre o post para destacar ou editar |
É simples assim. Ponto a ponto.
![]() |
| Os pontos marcam sua linha do tempo |
FOTÃO
Outra coisa bacana na nova página é a foto grande que fica na capa. É possível agora usar uma fotinha para identificar você nos posts e uma grande, de 850px por 315px, retratando uma cena que diga mais sobre você.
![]() |
| Imagem em 850px x 315px dá um tchan no novo visual |
MINILINHA DO TEMPO LATERAL
Mais uma novidade: a minilinha do tempo do lado da foto principal. Ali o leitor vai encontrar sua vida de forma cronológica, desde o nascimento até sua educação e empregos.
![]() |
| A minilinha do tempo é um resumo de seu Face por data |
Clique na data para acessar e incluir uma foto e uma descrição. Fica muito legal!
![]() |
| Quando cria uma data de trabalho ou estudo, aparece espaço para foto. |
![]() |
| Dá para colocar a foto de quando você era bebê para ilustrar o nascimento |
![]() |
| Na linha do tempo, destaque para datas e locais onde estudou |
![]() |
| O mesmo destaque com foto para seu local de trabalho |
Nas configurações, você encontra apenas local de trabalho e estudo, mas a linha do tempo é muito mais que isso. Basta passar o mouse na linha. O cursor vai se transformar em em uma cruz. Clique nela com o botão esquerdo mesmo. Vai aparecer uma janela para postar eventos em qualquer lugar da linha.
![]() |
| Adicione um evento onde quiser na linha do tempo |
![]() |
| Escolha uma data inesquecível e marque |
RESUMO
Outra novidade interessante é o resumo de suas informações logo abaixo do fotão e um botão, "Registro de atividades", para você acessar tudo que postou até hoje, também separado por ano.
![]() |
| Amigos, fotos, notas, mapa, além de links para atualizar informações e ver atividades |
IMPORTANTE
Se você converter sua conta para a nova linha do tempo, não há como desfazer. Você estará apenas adiantando a mudança, pois todos os perfis devem mudar.
MÚSICA, LIVROS, FILMES E OUTROS INTERESSES
Seus interesses não sumiram. Eles agora ficam em "Curtir", na página do seu perfil. Se preferir, vá direto à página digitando http://www.facebook.com/SEUPERFIL/favorites.
DÚVIDAS?
Se tiver alguma dúvida, poste um comentário!
Se gostou, compartilhe e ajude seus amigos!

























































