Vírus no Facebook: use o Norton Safe Web


"A curiosidade matou o gato", afirma um velho ditado, mas ela também infectou muitos usuários do Facebook que acreditaram em um link que promete mostrar quem te visitou, como é padrão no Orkut. Em primeiro lugar, esse recurso não existe no Face até o momento. Felizmente, porque é muito chato ser denunciado por "fuçar" no perfil alheio.

O vírus contamina a conta do usuário e seu perfil começa automaticamente a deixar comentários em mensagens e fotos dos amigos, prometendo a mesma coisa para eles, ou seja, saber quem passou por sua página.

Para retirar o vírus ou evitar ser contaminado, há um aplicativo criado pelo Norton, tradicional antivírus para computador que promete proteger sua conta contra essas pragas virtuais. É o Norton Safe Web. A dica é de minha amiga Ane Elisa Ferreira Fattori.

Clique aqui para acessar o aplicativo (veja atualização no fim do texto)

Ao clicar no link, você vai ser direcionado para a tela abaixo:


Clique em "Ir para o aplicativo". Outra tela vai aparecer:


Clique em "Permitir" para que ele acesse seus feed (suas mensagens e fotos). Você precisa estar logado em sua conta no Facebook. Depois de instalado, ele começa a rastrear sua conta em busca de vírus, como na tela abaixo. Aguarde até a conclusão do rastreamento.


Quando o aplicativo terminar, ele vai exibir a tela abaixo com um balanço.


Nessa mesma tela acima, clique em "Ativar a verificação automática", para que o Norton verifique automaticamente suas mensagens no Face, como faz o antivírus tradicional em seu computador.

Ainda na mesma página, clique em "Ativar navegação segura". Você começará a usar o HTTPS, ou seja, uma estrada segura para suas mensagens. Isso atrapalha apenas alguns jogos, no restante, não vi lentidão ou qualquer outro problema.

 ATUALIZAÇÃO EM 20/08/2014 
O aplicativo não está mais funcionando. Foi, simplesmente, descontinuado pela Norton. Ao acessar o link, você se depara com a imagem abaixo:

O blogueiro José Marcos Taveira, ou Zemarcos, é jornalista há 30 anos, com especialização em comunicação social. Mora em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo (Brasil).
Saiba mais sobre o autor.