DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Atualize no Facebook texto já compartilhado


Uma das coisas mais chatas do Facebook é não atualizar automaticamente um texto que você compartilhou e precisou fazer alterações. Se o título está errado e foi corrigido no blog ou no site, quem compartilhar continua a ver o erro.

Por exemplo: você escreveu um texto que fala da morte de cinco pessoas. A notícia é atualizada e o número de mortes sobe para sete. Os internautas que acessam seu site vão compartilhar a notícia e... continuam aparecendo as cinco pessoas mortas do título inicial...

Isso acontece porque o Facebook guarda em seu cache o primeiro compartilhamento. Ou seja: todos serão sempre iguais, mesmo que a origem da informação seja atualizada.

Para resolver, a rede social criou o "Debugger" ("Depurador", em português). O sistema é tão bom que atualiza rapidinho. Praticamente na mesma hora.

O "Debugger" atualiza o cache do Facebook toda vez que usá-lo, fazendo com que seu leitores passem a compartilhar a informação correta.

COMO FUNCIONA?
Acesse https://developers.facebook.com/tools/debug toda vez que precisar atualizar seu compartilhamento. É preciso ter uma conta na rede social para usá-lo.

Na sequência, cole no espaço em branco o endereço da notícia e clique no botão "Debug", como no exemplo abaixo:


O sistema vai varrer o endereço informado e mostrar todos os dados do texto e a foto que está sendo usada para divulgá-lo - alguma vezes, há um problema no cachê do seu texto e você verá ícones de alerta. Na sequência, clique no botão "Fetch new scrape information" para que o programa faça seu serviço de atualização.



Repita a operação, clicando em "Debug" e depois em "Fetch new scrape information" toda vez que atualizar o post original e precisar modificar o cache guardado no Facebook.

O "Debugger" vai ainda lhe sugerir, em inglês, modificações que seriam interessantes para melhorar a interação de seu site/blog com o Facebook.

E O LINK QUE JÁ POSTEI?
É possível também atualizar no Facebook o link que já postou. Depois de depurar o link alterado, vá ao post na rede social e clique no "link" que aparece na parte superior da página. Veja na imagem abaixo onde encontrar:


Clicando em "link", você vai visualizar apenas o post. O próximo passo é clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito. Depois, clique em "Atualizar anexo de compartilhamento".


O Facebook vai buscar a página atualizada e mostrar em uma janela. Se estiver correto, ou seja, se exibir o post atualizado, clique em "Salvar".


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE