DESTAQUES

10/random/ticker-posts

360 Total Security: antivírus poderoso e gratuito


Existem muitos antivírus no mercado, para todos os gostos e bolsos. Mas é difícil encontrar um como o 360 Total Security, desenvolvido pela chinesa Qihoo 360 Technology (Qihoo 360) e ainda por cima totalmente gratuito.

Difícil de encontrar porque consegue ser bom em três princípios fundamentais para um bom guardião da nossa vida digital: é eficiente (possui quatro motores de proteção), não compromete o desempenho do computador e é fácil de usar.

Se você é um daqueles que não gosta de produtos chineses por causa do Baidu, abra sua mente. Primeiro, porque o antivírus do Baidu é realmente muito bom. Já escrevi a respeito aqui no blog depois de usá-lo por um bom tempo. Não tem nada a ver com aqueles programas intrusos utilizados pela empresa e que já receberam muita crítica.

Segundo, porque empresas chinesas invadem sua privacidade tanto quanto as norte-americanas, brasileiras ou qualquer outra. Entenda uma coisa: você não tem privacidade na rede mundial de computadores. Isso é fato e não adianta achar o contrário.

Por que usar o 360?

Primeiro, pela proteção oferecida. Além do próprio motor de escaneamento, o antivírus oferece outro nas nuvens (fora de seu computador, instalado em servidores) e tem parceria com dois gigantes nesta área: Avira e Bitdefender. Resumindo: são quatro camadas de proteção, mais um sistema que corrige anomalias no sistema.

Com tudo isso, o 360 Total Security ainda é leve, não pesa em seu computador. E muito fácil de usar, bastando apenas alguns cliques para monitorar o PC. Fora isso, ainda limpa arquivos inúteis e protege sua rede wi-fi, verificando se as configurações do roteador são seguras.

Clique aqui para acessar a página do 360 e baixar o antivírus, em português e tirar todas as suas dúvidas a respeito. 


COMO USAR
Logo após baixar e instalar o programa, você precisa ativar as proteções do Avira e Bitdefender. Como são pesadas, não vêm instaladas por padrão no sistema.

Assim, abra o programa e clique em "Antivírus" no menu esquerdo. Depois, basta clicar nos respectivos ícones. Dependendo de sua conexão com a internet, demora um pouco para baixar os programas dos dois parceiros – por isso, não vêm como padrão.


Somente depois de instalá-los é que você deve clicar em "Verificação" no menu esquerdo. Assim, o programa vai rastrear seu computador em busca de quatro problemas: arquivos inúteis que atrapalham a inicialização do seu sistema operacional e outros temporários que sobrecarregam seu HD, vírus e programas maliciosos, além de verificar a rede sem fio (será que está segura com as atuais configurações?).

Você também pode fazer essas verificações de forma personalizada, clicando em cada um nos itens do menu de cada vez.

DICA
Sugiro também que acesse a área de configurações (ícone com três riscos horizontais que ficam no canto superior direito. Desmarque as opções "Indica o tempo de inicialização após iniciar", caso contrário o programa vai ficar mostrando isso toda vez que iniciar o computador. Desmarque também "Conectar Facebook automaticamente". É claro: se quiser as duas opções, deixe marcadas.

Uma vez por semana, no mínimo, peça para o 360 verificar seu computador.

Se algum programa seu for considerado suspeito de vírus, basta avisar o 360 que é seguro. Para isso, clique em “Antivírus” no menu esquerdo. Na área à direita, clique em “Lista de permissões”. Depois, escolha “Adicionar arq.”, se for apenas um arquivo suspeito, ou inclua a pasta inteira em “Adicionar pasta”. Assim, o antivírus não vai mais incomodá-lo.

O programa também separa arquivos que não conhece para analisá-los. Para isso, faça o upload deles à empresa sempre que for solicitado.

PEN-DRIVE
Sempre que espetar uma pen-drive ou HD externo no computador, o 360 vai agir. Ele possui um ícone próprio para abrir pastar ou mesmo retirar a pen-drive do computador sem comprometê-la. Use sempre. Ele aparece ao lado do relógio do computador.


E AGORA?
Depois disso, deixe o programa agir sozinho. As atualizações são automáticas.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE