DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Tutorial: acabe com arquivos espiões no PC


Uma das reclamações que mais ouço dos amigos, além da lentidão do computador após certo tempo, que é que há não conseguem fazer alguma coisa que faziam antes, como acessar um determinado programa, sem contar e-mails disparados para sua lista automaticamente divulgando páginas estranhas e até contendo vírus.

Isso é resultado, geralmente, da falta de manutenção do computador, de vírus ou arquivos espiões (spywares), que se instalam na máquina e agem automaticamente, prejudicando o usuário.

Por isso, manter um bom antivírus na máquina é essencial. E, é claro, atualizá-lo sempre. Se não fizer isso, é como se tivesse um cão de guarda enorme na sua casa, mas não o alimenta. De tão fraco, não vai conseguir morder ninguém.

Outra dica, muito batida, é não abrir arquivos enviados por e-mail de desconhecidos, ou mesmo conhecidos, que sejam suspeitos, com extensões do tipo ".exe", ".bat", entre outros. Se fizer, veja aqui como os hackers podem agir.

Mas mesmo com antivírus, arquivos espiões podem se instalar em sua máquina. Eles podem deixar simples cookies (arquivo que serve para identificar você cada vez que retorna ao site) até espiões que fazem uma bagunça e acabam com sua privacidade.

Um bom programa para combate isso é o Superantispyware (lê-se Superantispáiuer). É gratuito e pode ser utilizado de duas formas: apenas para escaneamentos rotineiros ou vigiando seu computador em tempo real (opção apenas para o programa pago).

INSTALANDO E CONFIGURANDO
O primeiro passo é acessar a página oficial do programa. Na home, você encontra as várias opções para o programa. Vamos falar da gratuita. Então, clique em "Free Edition - download". Aguarde, pois o download vai começar automaticamente.


Por padrão, o programa é em inglês. Ao instalar, vá clicando em "Next".


Em uma da páginas, o programa oferecerá uma área para registro. Não se preocupe, pois é opcional. Mantenha a opção "Anyone who uses this computer (all users)" marcada e continue clicando em "Next". Quando terminar a instalação, clique em "Fineshed" para concluir.

O próximo passo é o programa oferecer a opção de linguagem. Clique no botão onde está escrito "English (US), escolha "Portuguese (BR)" na lista e depois em "OK".

ATUALIZANDO
A primeira pergunta que o Super vai fazer para você, já em português, é se quer que ele procure "regras e definições atuais". Clique em "Sim" e aguarde ele atualizar seu banco de dados pela internet. Quando terminar, vai mostrar a tela abaixo:


Clique em "Avançar". Se quiser receber notificações de atualizações do produto, forneça seu e-mail. Caso contrário, clique direto em "Avançar".

Se quiser que o programa procure atualizações automaticamente, deixe marcada a opção "Habilite a atualização automática - Procure atualizações de programas e definições..." Caso contrário, avance. Se não quiser, pode fazer isso manualmente depois.

O programa oferece a opção de você enviar a ele um relatório de diagnóstico para seu centro de pesquisa. Se não quiser, é só desmarcar e avançar.

Quando terminar a atualização, o Super ainda vai perguntar se quer proteger sua página inicial do Internet Explorer de mudanças feitas por softwares maliciosos. Se quiser, deixe marcada também a opção que avisa sobre qualquer mudança na home.

CONFIGURAÇÕES
Se terminou a atualização, vai visualizar a página abaixo:


Antes de qualquer coisa, clique no botão "Preferências". Vamos configurar seu programa para tirar algumas coisas chatas.


Em "Opções de Menu Iniciar", desmarque "Abra Super... quando Windows iniciar" caso não queira que o programa inicie junto com seu computador.

Desmarque "Mostre ícone Super... na barra de tarefas" se não quiser que fique um ícone de besouro ao lado do relógio do Windows.

Desmarque "Mostre a splash screen quando o menu iniciar". Senão, vai ficar mostrando uma janela toda vez que iniciar o micro.

Se preferir, explore as outras opções. Caso contrário, clique no botão "Fechar".

ESCANEAMENTO
Agora sim o programa vai trabalhar. Clique em "Escanear seu PC". Note que na janela que abrir, do lado esquerdo você pode marcar os locais para serem vasculhados atrás dos programas espiões.

Do lado direito, se não quiser um escaneamento rápido, marque "Faz escaneamento completo". Vai demorar mais de tempo. Escolha e depois clique, para iniciar o trabalho, em "Avançar".

Quando ele concluir o trabalho, vai mostrar para você todas as tranqueiras que achou na máquina e que podem ser eliminadas. Clique em Avançar para que o Super dê um fim nelas.


O programa pode eliminar de vez o arquivo ou colocá-lo em quarentena, para que possa ser restabelecido caso prejudique a sua máquina ou não represente realmente perigo. Quando concluir, vai mostrar a tela abaixo:


Ele consegue encontrar vírus também. O sistema pode, dependendo da contaminação, pedir que reinicie sua máquina para eliminar de vez o problema.

CONCLUSÃO
Mantenha sempre o programa atualizado antes de realizar essa operação de escaneamento do HD do computador. Assim, ele vai eliminar os arquivos espiões mais recentes.

Se quiser atualizar manualmente, toda vez que abrir o programa clique em "Procure atualizações" na janela principal. Ele faz o download e atualiza o programa automaticamente após isso.


O programa é muito bom, uso sempre e nunca tive problemas. Recomendo!

Se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário.


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE