DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Mais um vírus no Facebook: botão 'Não Gosto'

Novo vírus promete recurso que não existe na rede social

O Facebook foi criado com o objetivo de reforçar relacionamentos, iniciar amizades, compartilhar, curtir... Por isso mesmo não possui recursos como o dedo-duro que mostra quem visitou seu perfil, existente no velho Orkut.

Quantas brigas entre namorados e casados já não acontecerem porque alguém que não queriam visitou a página? Quantas vezes você pensou em visitar o perfil de alguém no Orkut, mas não fez para não aparecer na "lista de visitantes"?.

Pensando nisso, felizmente, não existe este recurso no Face.

Um dispositivo que fez história no Facebook é o "Curtir". Ele existe para deixar popular uma publicação, virou botão para colocar em sites e blogs. Se você não gosta, é só não clicar na mãozinha fazendo o sinal de positivo. Acho muito chato um amigo postar alguma coisa e eu ir lá e clicar em "Não Gosto". Eu, pelo menos, não gostaria que fizessem isso comigo.

Mas muitos usuários não pensam assim. Querem saber quem foi o curioso que veio visitar sua linha do tempo e ter um botão "Não Gosto" só para demonstrarem seu desprazer com alguma coisa. São estes internautas os principais alvos dos vírus que atacam o Facebook, fazendo muitas vítimas.

O problema é que os aplicativos maliciosos são instalados pelos próprios usuários, que sequer fazem qualquer pesquisa a respeito. E não é preciso muita enrolação, basta prometer essas duas coisinhas básicas: saber quem visitou e não curtir. Quem instala, vai ajudar a divulgar o vírus sem querer, pois sua conta é usada para prometer os dois recursos.

O primeiro caso infectou muita gente, mas hoje é raro - pelo menos não vejo mais infectados. Já o novo, chamado de 'Dislike Button' ou 'Botão Não Gosto', ainda está engatinhando, mas várias pessoas caíram.

Os "convites" para instalar o novo vírus vêm na sua área de notificação, conforme você pode ver na imagem abaixo:

Amigo infectado envia o convite para você como qualquer outro aplicativo

Se você foi vítima, basta acessar sua lista de aplicativos instalados na conta do Facebook, em https://www.facebook.com/settings?tab=applications, clicar no xis ao lado de 'Dislike Button' ou 'Botão Não Gosto', caso esteja em português, e remover sem dó.

Para sua segurança, instale um antivírus em sua conta. Veja aqui como fazer.

E mais: troque imediatamente sua senha!

E o mais importante: pesquise sempre antes de instalar ou compartilhar qualquer coisa!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE