DESTAQUES

10/random/ticker-posts

Blogspot ou Wordpress: qual e o melhor?


Muitos amigos me perguntam qual é o melhor serviço para manter um blog: Blogspot ou Wordpress. A resposta é rápida e rasteira: o primeiro.

Tenho conta nos dois. Aliás, tenho conta também nos serviços do Terra e do UOL. Rapaz, sou um típico brasileiro, tô cheio de contas... rsrs

Comecei a blogar pelo UOL. Achei fácil na época, simples... Ensinei meus alunos a trabalhar com ele. Fui ficando lá por comodidade, até que meu espaço acabou de uma hora para outra. É como se você morasse em uma casa alugada e o dono chegasse, de repente, e dissesse para se mudar.

Felizmente, já tinha testado os outros serviços. Primeiro, pensei em ficar no Wordpress. Mas descobri que fazia uma mistura de português com inglês, não permitia alguns recursos de incorporação e não era tão simples assim de mexer. Sem contar que cobra por vários serviços. Mantenho minha conta lá, pois facilita na hora de comentar nos blogs dos amigos que usam o serviço.

Depois de muito pesquisar, fiquei com o Blogspot, e recomendo. É muito simples, principalmente se você não entender de tecnologia. E oferece muita, muita coisa, e gratuita. Comparado com o do UOL, que usava antes, é como se passasse de um Fusca para uma Ferrari, sem demagogia alguma.

É claro que o serviço de gerenciamento de blog é como dentista: cada um escolhe o que quer e se adapta melhor. Para mim, o melhor é o Blogspot.

Quem passou recentemente por essas dúvidas foi minha amiga-filha Pauline Machado, a Srta. Lin, jornalista recém-formada. Reproduzo, abaixo, post que está em seu blog para que você leia a experiência dela:
Blogspot 1 x Wordpress 0

Há algum tempo eu venho querendo colocar no ar este blog, mas com corre-corre do final da faculdade não tive como. Agora, com o tempo um pouco mais folgado, resolvi meter a cara e colocá-lo no ar.

Minha amiga Luciana Valeriano me indicou o Wordpress por ser mais “chique”, por estar sendo muito usado por jornalistas e ser mais bem visto, etc. Já o meu amigo Zé sugeriu que eu continuasse no Blogspot, onde já tenho o meu Cantinho hospedado. Segundo ele, que entende tudo sobre assuntos da internet, o Blogspot oferece muito mais recursos, além de serem totalmente gratuitos.

Pois bem, ouvi os dois lados e fui pro Wordpress. Pois é! Fui e não fiquei nem dois dias! Os motivos? Vários e posso citar alguns.

O menu para configurações é muito confuso e nada prático. Para se ter uma idéia, quando se quer inserir uma imagem no corpo do post, aparece uma lista com todos os formatos possíveis: jpg, pdf, doc, docx dentre outros. Eu queria inserir um arquivo PDF e não consegui. Passei a tarde inteira tentado e não consegui. Só depois, a Lu, que me indicou o blog, conseguiu um link que explicava como usar o bendito. Enfim, nada prático. Ainda com o manual de instrução, para inserir arquivos PDF é preciso criar um link pra isso e para aquilo.

Cansei. Corri pro Blogspot e rezei para que - paulinemachado – estivesse disponível, caso contrário teria que continuar no Wordpress e sem ficar com o blog do jeito que eu realmente queria. Deus mais uma vez ouviu as minhas preces e aqui estou eu!

Bom, quero deixar bem claro que, eu tive essa experiência ruim com o Wordpress, mas, com certeza, não deixa de ser um endereço de blog muito conceituado e muitas pessoas estão contentes com seus serviços. Não duvido disso, só que pra mim não deu certo.

Agora se você quer criar um blog e vier me pedir uma opinião, com certeza eu vou dar 1 para o Blogspot e 0 para o Wordpress, mas a escolha é sua!

E isso não é propaganda não, viu? É só um comentário sobre o que vivi ontem!


COMENTE COM O FACEBOOK



COMENTE COM O DISQUS




COMPARTILHE