Antes de me julgar, tente muito me amar
Olhe dentro do seu coração e, então, pergunte:
Você viu a minha infância por aí?
O trecho acima faz parte da música "Childhood" ("Infância"), um desabafo feito por um dos maiores gênios da música mundial. Michael Jackson não teve infância porque seu pai queria que ele e os irmãos fossem astros.
Quando se tornou um bilionário conhecido mundialmente, Michael se deu ao luxo de virar excêntrico. Também foi chamado de pedófilo, precisou mostrar a genitália à polícia, mas acabou inocentado na Justiça. É fato.
Mesmo assim, depois de tudo o que fez para a música, de ser um recordista de vendas, de shows, um fenômeno, li posts pela internet que o lembravam apenas como isso ou aquilo, com termos pejorativos de quem apenas viu seu lado ruim. É claro que ele não era um santo, mas eu e você, que lê este texto, também não chegamos nem perto disso.
Vou lembrar de Michael Jackson pelo jeito de dançar. Pelas músicas que marcaram minha adolescência, fazendo com que tivesse em minha coleção todas as suas músicas e clipes. Aliás, o que dizer do homem que reinventou a forma de fazer clipes? O que dizer de um clipe como "Thriller" com tantos efeitos especiais em pleno anos 80?
Lembro-me da primeira vez que vi um dos maiores astros deste planeta. Era pequeno, morava em São Paulo, e o assisti dançando em um televisor preto-e-branco, apresentado por meu sobrinho Maurício. Depois disso, não parei mais de admirá-lo. Meu presente de Natal naquele ano, comprado por meu pai, foi o LP "Thriller". Ouvia em uma antiga vitrola e vibrava! Faz 25 anos...
Naquele mesmo ano, ao fazer aniversário, ouvi no rádio o locutor oferecer a próxima música para os aniversariantes do dia: "Beat It". Você não tem noção como vibrei. Era pra mim!
Ainda em São Paulo, um amigo chamado Maurício decidiu participar de um festival de dublagem na escola onde estudávamos. Dublou e dançou Billie Jean. Como fã, passei para ele vário trejeitos - sim, sei dançar um pouco até hoje, mas só mostro pra você depois do terceiro copo de uísque -, inclusive a forma de jogar o chapéu no início da música.
E não é que ele ganhou! E, ao microfone, agradeceu ao Taveira (como era chamado na capital), seu "coreógrafo". Estava no meio do público e vibrei!
Isso e tantas histórias me passaram pela cabeça ao saber que o astro que mais admirei em minha vida tinha partido. A adrenalina do trabalho não me deixou chorar. Pensava apenas na notícia que colocaria no portal do jornal. Mas quando recebi a ligação de minha sobrinha Rosângela, que cresceu assistindo ao clipes do Rei do Pop, quase desabei. Ela também não acreditava.
Outro amigo, o Mário Bros, mais um fanático como eu, também me ligou, desolado. Ele disse que pensou em mim logo que soube da notícia. Recebi ainda um torpedo de minha amiga Gi Ábrego. Obrigado, pessoal, pela lembrança.
Pensei muito no que iria escrever aqui, afinal é para o Rei do Pop. Quando comecei, começou também o programa "Clássicos da Cultura", do Giuliano Turtle, que ouço diariamente. Pensei em ligar para ele, sugerir um especial. Mas ele já começou o programa com a guitarra de "Beat It", contando sua história e avisando que o programa era especial ao Rei do Pop. O som foi às alturas. Não resisti e chorei muito...
Encerro lembrando que "Beat It" é minha música predileta, mas o melhor clipe é "Smooth Criminal". Encerro como comecei, pedindo que antes de julgá-lo, tente entendê-lo, amá-lo. Afinal, amar alguém é muito mais difícil do que criticá-lo e execrá-lo.
VÍDEOS
- "Beat It" é inesquecível. A jaqueta vermelha, a dança com a gangue, a guitarra do Eddie Van Halen!
- "Smooth Criminal" é o meu predileto. Trilha sonora do filme "Moonwalker", mesmo nome do passinho de Michael para trás, como se estivesse sem gravidade, caminhando na lua. E a moedinha que atravessa o palco? O baixo! Quase no final do clipe, ele e os dançarinos flutuam para a frente. Demais!
- "Childwood" é cheio de efeitos especiais para mostrar o desabafo de Michael por não ter infância e viver como se ainda fosse uma, para compensar.
- "We are de world" foi escrito por Michael Jackson e reuniu 45 artistas famosos. Uma campanha para as crianças da África que nos toca até hoje:
- "Ghosts" seguiu o jeitão de "Thriller", com fantasmas e efeitos especiais incríveis. O próprio Michael faz vários papéis, entre eles um velho que tenta expulsá-lo da mansão que assombra:
- "You rock my world" foi o último clipe do Rei do Pop, se não me falha a memória. Tem as participações especiais de Chris Tucker e do saudoso Marlon Brandon. E uma linda morena que arrebenta na dança. Você quase não vê o rosto de Michael, já deformado pelas operações plásticas...
Em tempo: meu amigo Giuliano Turtle encerrou o especial do Michael Jackson, na Cultura FM, dedicando o programa a todos os fãs, especialmente para mim. Obrigado, irmão, de coração!






18 Comentários
Cara, confesso que não era tão fã dele. Mas por incrivel que pareça passei a ouvir suas musicas há pouco tempo e adorei. O homem era muito bom profissionalmente meu, que performance inegualável.
ResponderExcluirMichael Jackson forever
Acho que preciso desabafar...até então, eu não estava acreditando nessa notícia, um amigo que sabe que sou fã do Michael me ligou, e eu briguei com ele dizendo "pare com essas brincadeiras viu, isso não é verdade", e logo depois vi pela tv e ainda não acreditava, o que eu fiz, liguei para meu tio, que com uma voz trêmula me disse, "vc viu só filha, eu ficava imaginando como receberia essa notícia, quando ela acontecesse", engasguei...quase chorei, mas ainda não!
ResponderExcluirEm nenhum momento liguei a tv, para não ver nada, e nem ouvir nada, ai vim pra net, olhar o Blog, ai sem condições, desabei no choro...o Rei do Pop, o melhor em tudo na minha opinião se foi...do nada...aprendi a gostar com o sr, meu tio, que me ensinou a gostar e admirá-lo, quem somos nós para julgar as pessoas né...pois é...ele será uma lenda mundial, Universal...o melhor dos melhores...até postou um dia desses né tio,no seu Blog, eu imitando o Michael em uma festa de amigos...rs, ele sempre esteve presente, quando eu queria animar a galera...
Adeus a vc Michael...vá em paz...
Ze querido, ainda estou em choque com a morte de Michael Jackson. So de pensar que estava quase tudo pronto para seu retorno aos palcos.
ResponderExcluirAbracao
Camila
Taveira, penseiem você muito pois como vc cresci assistindo e vibrando à cada aparição do ídolo! Realmente este foi um dia incomensurávelmente cinza, pois é muito duro sentir a perda de alguém que embalou tantos momentos felizes de nosso caminho! Um abração com carinho e Obrigada pela linda homenagem que vc fez!
ResponderExcluirMaravilhosa homenagem Zé. Eu nem posso falar muito, porque era super fã dele, e também postei algo em blog. Se der, dê uma passadinha por lá... e claro, Michael Forever!!!
ResponderExcluirZé muito linda essa sua homenagen a ele e sei como vc deve estar chateado, alias o mundo esta né?
ResponderExcluirbjos
Zé, essa foi a homenagem mais ocmpleta que pude ler do Rei do Pop, infelzmente ele se foi, agradeço pela sua contribuição e pelo comentário no TremDoydo, naquele instante não tinha muitas palavras a serem redigidas.
ResponderExcluirO mundo dá um Adeus a Michael Jackson, que deixa na memória coisas boas, letras magníficas, shows e clipes inesquecíveis.
Quem não tinha medo ao escutar a música thriller no rádio ?? Quem nunca quiz dançar a música Billie Jean ?? Confesso que ficava imaginando como seria se o Michael Jackson morresse, pois ele estava no cinquentão...qual seria a reação dos fãs espalhados pelo mundo inteiro ?? Ficamos órfãos do "King of Pop", mas ficam as lembranças e um vasto acervo de discos e videos.....pois Michael foi genial, criativo e original....na forma de fazer clipes, dança e música. Tem características e personalidade própria...trabalho único inigualável.
ResponderExcluirSem dúvidas é uma perda e tanto para a música internacional. Um ídolo que marcou a vida de muitas pessoas e deixará lembranças por toda sua trajetória.
ResponderExcluirAbraço
Oi, Zé Marcos: Hoje, assim como vc, estamos de luto. A morte, as vezes ou sempre, nos causa grandes decepções. A natureza poderia ser complacente com nossos ídolos. Elementos insubstituíveis que proporcionam ao mundo tanta alegria, momentos inesquecíveis de grande felicidades. Infelizmente, a vida privada de Michel Jackson foi uma tragédia, mas a sua arte foi um "Sonho de uma noite de verão". Nunca vi nada igual sob o palco.
ResponderExcluirQ.Q quase chorei quando vi a noticia e quase n aguento ao ler o post!! sou tão fã do Michael jackson q tenho até o nome dele!!! rsrs adeus meu rei!!!! ainda foi cedo!!!
ResponderExcluirZeca, eu estava no shopping qdo o Dani me ligou falando que tinham anunciado a morte dele, mas que ainda não era certeza... Fiquei meio passada... Mas achei que podia ser sensacionalismo... Pouco tempo depois, eu parei em frente a uma loja q a moça assistia a reportagem pela net... Eu comecei a chorar ali mesmo... Fiquei arrasada... Pensei em te ligar na mesma hora, mas estava sem crédito... daí te mandei o torpedo... Conheci o Michael qdo era criança, e meu irmão colocava Triller para assustar a mim e a uma amiguinha minha que ia dormir em casa ás vezes... Hj, várias das músicas dele estão entre as minhas favoritas, entre elas Triller e Give in to me... Estou profundamente triste!
ResponderExcluirÉ realmente uma perda muito grande pro mundo...
ResponderExcluirSalve Michael...
Olá Zé, me acho suspeita pra falar do Michael, mas só sei que ele foi um ser humano raro e especial nas nossas vidas. Um grande homem, um grande ser, um grande artista, que queria apenas ter vivido mais a sua infancia. Que DEUS o tenha.
ResponderExcluirZé, parabens pela homenagem. Sei o quanto é fas do Michael Jackson. ele era um artista conhecido no planeta. Te pergunto: Quem não conhecia Michael Jackson? Em todo os continentes tinha e tem fas. Conhecido mundialmente. Acredito que neste planeta o Pop Star era conhecido. Uma celebridade. Lembro na década de 80, era sempre criado uma expectativa do lançamento de seus novos clips, com as novas canções, era uma febre. E sempre se superava. Outra pergunta: Quem nunca dançou uma música dele? Ele revolucionou o jeito de apresentar uma canção. Além de cantar, dançava, e como dançava. Eu fiz parte, a um tempo bem atras, de uma equipe de dança, e já dançei em equipe no Batuki. Outra pergunta: Quem não bateu, discretamente, o pézinho quando ouvia a batida do "Thriller"? Fica um legado de fãs orfão. De um artista fenomenal.
ResponderExcluirNão consigo acreditar até agora... Perdemos uma pessoa insubstituível
ResponderExcluirQuero dizer q michael jackson é unico , e nunca morrera , ele é incrivel tem muito força ele é compositor, diretor de palco, de cena, coreografo, otimo pai , carinhoso , gente boa e etc. Michael nunca morrera para mim e pra muuits pessoas . fico paralizada quando escuto suas musicas e vejos seus clipes de taum bons ele dança muito , canta muito ele é um verdadeiro rei!
ResponderExcluirQuero q aonde ele esteja , que ele saiba q estamos muito tristes com sua morte e que ele estara guardado em nosso coração para sempre ♥ .
E q uma vez rei sempre rei , michael vc é d+!
te amohhh muito ! e naum so eu todo o mundo .. vc ficara guardado no nosso coração para sempre!
♥♥♥♥♥
beijinhs!amoh vce suas musicas!
Zé ainda nao acredito que o Michael se foi, que triste isso, muito lindo a homenagem que você fez.
ResponderExcluirbeijos